ícone whatsapp

Autor da Lei que instituiu o “Outubro Rosa”, Carlão fala da importância da conscientização e prevenção ao câncer de mama e demais cânceres femininos

04.10.2022 · 3:49 · Vereador Carlão

O vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB), presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, é o autor da Lei 5.303 de 2014 que instituiu a Campanha “Outubro Rosa” – dedicada a ações preventivas à integridade da saúde da mulher na Capital. O parlamentar fez questão de lembrar que a prevenção é o melhor remédio na luta contra o câncer.

“Nesta primeira sessão ordinária do mês de outubro que destacar que sou autor da Lei que instituiu a campanha e sei o quanto é importante a conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer, com orientação e a divulgação de regras básicas de cuidados à saúde. Na verdade, o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento de qualquer doença, especialmente do câncer. Tive um câncer de próstata e fiquei completamente curado graças ao diagnóstico precoce. O mês de outubro é dedicado a esse alerta às mulheres, especificamente para o combate aos mais variados tipos de cânceres femininos”, ponderou Carlão.

O presidente da Câmara também ressaltou o papel de conscientização da Casa de Leis e de todos os vereadores.

“Nesta legislatura temos o orgulho do Projeto do vereador Dr. Victor Rocha desenvolve desde outubro de 2021 a Casa Rosa, espaço inaugurado na Maternidade Cândido Mariano que conta com cinco salas de atendimento, uma ultrassonografia e uma mamografia e equipe multiprofissional. Projeto que hoje é referência nacional e modelo de gestão para o SUS. Já atendeu cerca de 2,5 mil mulheres”, ponderou Carlão.

Outra ação adotada pela Casa de Leis é iluminar de Rosa o prédio em alusão a campanha e a realização de seminários e debates sobre o tema. Conforme informações divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde, as unidades básicas de saúde (UBS/UBSF) de Campo Grande vão intensificar as ações de conscientização, prevenção e a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, que é o segundo mais recorrente no mundo.

Janaina Gaspar
Assessoria de Imprensa do Vereador