Aprovado Projeto de Lei do Vereador Carlão que garante a volta dos shows da Expogrande
06.03.2013 · 12:00 · Vereador Carlão
Foi aprovado hoje por unanimidade (22 votos) o Projeto de Lei Complementar 342/2013 de autoria do vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB), em regime de urgência, alterando a Lei do Silêncio e incluindo mais quatro eventos no calendário cultural do município. A Expogrande, Festa de Santo Antonio, ExpoMS Rural (em setembro) e o Show da virada, além do Carnaval, Aniversário da cidade, Natal e Ano Novo que já constavam na lei do silêncio. Conforme explicou o parlamentar a lei aprovada hoje garante a realização dos shows da Expogrande que em 2012 não puderam acontecer.
“A Expogrande, assim como os demais eventos, faz parte da história de Campo Grande. É uma festa cultural com preços populares e é conhecida internacionalmente, gera emprego e renda para nossa gente e fomenta o desenvolvimento da cidade. Essa lei atende o clamor popular no tocante a fomentar a cultura e o lazer da nossa gente. Agora, nós como vereadores legislamos, cabe agora ao Executivo sancioná-la. Eu acredito que isso irá acontecer já que o prefeito Alcide Bernal sinalizou favorável a Expogrande. As exigências ambientais e adequações de segurança são questões pertinentes ao Poder Executivo através da Semadur e do Ministério Publico”, destacou.
Carlão também salientou que a lei permite uma “tolerância maior aos eventos incluídos no calendário cultural”, mas que isso não representa o retorno dos shows semanais na Acrissul.
“Estamos legislando sobre a questão da Lei do Silêncio, permitindo uma tolerância maior quanto aos decibéis, repeitando o horário das 12 horas. Ou seja, os shows terão que terminar até a meia noite e poderão acontecer nos eventos mencionados na lei. Até porque percebemos que a área do Papa e outras regiões onde acontecem grandes eventos em Campo Grande também não estão de acordo com todas as exigências ambientais. Embora o Chico Maia, meu amigo, tenho nos mostrado muitas melhorias e adequações no Parque de Exposições. Visando estar dentro das exigências legais”, ponderou.
Durante a aprovação do projeto os vereadores Paulo Siufi, Eduardo Romero e Saraiva enalteceram a importância da matéria, com a ressalva da necessidade das adequações para que as leis não sejam desrespeitadas assim como a população.
O presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de MS) Francisco Maia disse, durante visita de vereadores ao Parque de Exposição que a Expogrande tem como grande diferencial ser um evento popular e cultural campo-grandense.
“A não realização dos shows da Expogrande é sentida pela população, principalmente pela população de baixa renda, que precisa de eventos de preços populares. Nossa intenção é fazer shows com preço de cinema”, disse Maia.
A Lei segue para sanção ou veto do prefeito Alcides Bernal, caso silencie a Lei pode ser promulgada pelo presidente da Casa.
Janaína Gaspar
Assessoria de Imprensa do Vereador