ícone whatsapp

Após despejo, vereadora visita famílias no Los Angeles, cobra prefeitura e apoia campanha de arrecadações

15.06.2022 · 12:00 · Vereadora Camila Jara

Depois que cerca de 70 famílias tiveram suas moradias destruídas em uma ação de reintegração por parte da prefeitura, na manhã da última segunda-feira (13), a vereadora Camila Jara (PT) esteve no local conversando com os cidadãos – que continuam ocupando um terreno do bairro Los Angeles, mas agora sem nenhuma estrutura, nem mesmo improvisada, pois perderam o pouco que tinham.

De acordo com os moradores, a Guarda Municipal chegou ao local com cerca de sete viaturas e utilizando bombas para dispersar as pessoas. Uma retroescavadeira foi usada para derrubar os barracos sem que as pessoas tivessem a oportunidade de tirar qualquer pertence, roupas ou alimentos de dentro das casas improvisadas que eles tinham como lar. 

“Por mais que a área ocupada seja pública, não é aceitável que essas famílias sejam deixadas sem qualquer suporte, ainda mais em uma época de frio como a que estamos passando. Há muitos terrenos públicos desocupados pela cidade e nenhum plano para dar moradia e dignidade para essas pessoas”, afirmou a vereadora Camila Jara, que cobra do Executivo Municipal e da Amhasf (Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários de Campo Grande) uma resposta para a situação. 

Áreas com habitações improvisadas têm sido cada vez mais comuns em Campo Grande, que registrou, nos últimos 10 anos, o surgimento de pelo menos 38 ocupações que são catalogadas como favelas, onde vivem centenas de famílias sem nenhuma estrutura.

“Vimos mulheres com crianças, grávidas, idosos… são pessoas que estão desempregadas ou que trabalham, mas o salário não dá conta de pagar todas as contas, com o alto custo de vida, a inflação galopante, entre pagar aluguel e comprar comida, essas pessoas obviamente optam por comer”, explicou a parlamentar.

Além disso, a população que vive em situação de rua na Capital cresceu 25% em 5 meses, número maior que a média nacional. O dado é do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Reunião e doações

O mandato da vereadora Camila Jara acompanha de perto a situação, oferecendo apoio, inclusive jurídico, e está articulando junto à Defensoria Pública de MS, mais especificamente com o Núcleo da Fazenda Pública, Moradia e Direito Social, e a Amhasf, uma reunião para tomada de providências.

Paralelo a isso, o Coletivo Elas Podem – do qual a vereadora é uma das fundadoras – e o IBISS-CO (Instituto Brasileiro de Inovações pró-Sociedade Saudável Centro Oeste) iniciaram uma campanha de arrecadação de roupas, sapatos, alimentos, colchões, entre outros itens para ajudar as famílias. 

As doações podem ser entregues no endereço Rua dos Ferroviários, 94 – Centro e mais informações obtidas pelo telefone (67) 3211-9912. Doações em dinheiro também estão sendo aceitas pelo PIX do IBISS-CO. A chave é o CNPJ 03906058000197.

Bianca Bianchi 
Assessoria de Imprensa da Vereadora