ícone whatsapp

Vereador Beto Avelar faz alerta sobre descarte irregular de lixo em Campo Grande

23.03.2023 · 2:04 · Vereador Beto Avelar

O vereador Beto Avelar (PSD) fez um alerta sobre o descarte irregular de resíduos sólidos em Campo Grande. O parlamentar destaca que esse é um problema recorrente, mesmo com a ampliação do número de ecopontos na Capital.

“Alguns moradores, talvez por falta de conscientização, descartam irregularmente o seu lixo e entulhos em terrenos vazios e calçadas. Isso gera sujeira, queimadas, aumenta o número de locais para reprodução de mosquitos, cobras e escorpiões e prejudica a saúde da população e o meio ambiente. Além disso, o descarte em locais irregulares aumenta o custo da Prefeitura com a limpeza de áreas e com o transporte desses materiais até o local adequado”, afirma o vereador Beto Avelar.

O parlamentar destaca também que o descarte irregular deixa a cidade mais suja e feia. Para combater esse crime, a Prefeitura de campo Grande iniciou a campanha “Terreno Limpo, Cidade Limpa”, com o objetivo de conscientizar a população sobre a reciclagem e o descarte correto de resíduos sólidos. “Muitas vezes o material descartado tem a possibilidade de reciclagem, como garrafas e latas. Ou seja, muita gente além de descartar materiais que podem gerar renda para as famílias. Mas, ao contrário, quem tenta se livrar do problema do descarte, promove a sujeira e o prejuízo para toda a população”, explica Beto Avelar.

O vereador também ressalta que a população jovem tem maior conscientização sobre o assunto. “Hoje quem dá o grande exemplo são as nossas crianças e filhos. São eles que estão nas escolas recebendo a orientação devida e muitas vezes falam para os pais. Falta essa conscientização para a população adulta”, analisa Beto Avelar.

“Esse problema afeta praticamente todos os bairros. É necessário ter mais ecopontos. Mas é essencial que essa pequena parte da população que joga lixo, entulho e até materiais recicláveis em lotes na vizinhança respeite a limpeza do bairro, a saúde de toda a população e os investimentos na cidade, pois quem paga a conta do descarte irregular é a Prefeitura e toda a população”, conclui o vereador Beto Avelar.

A ação “Terreno Limpo, Cidade Limpa”, promovida pela Prefeitura de Campo Grande, estimula o uso dos Ecopontos e o fim do descarte irregular. Vários órgãos do município e entidades não governamentais estão envolvidos neste trabalho.

Foto: Izaias Medeiros / CMCG
Assessoria de Imprensa do Vereador