ícone whatsapp

Beto Avelar incentiva escolas a combaterem filas duplas e seguirem Lei do Drive-Thru

09.02.2023 · 1:50 · Vereador Beto Avelar

O vereador Beto Avelar (PSD) orienta as direções de escolas a contribuir com o fim da parada em fila dupla em frente aos estabelecimentos de ensino, principalmente com a volta às aulas nos últimos dias. Vários pontos de aglomeração de veículos e interrupção do tráfego nas vias foram observados em diversos pontos da Capital em razão desse tipo de infração provocados por motoristas que ainda param em fila dupla.

A iniciativa do parlamentar atende à Lei Municipal 6.906, sancionada em agosto do ano passado, que cria o sistema de drive-thru nas vias com grande fluxo de veículos com escolas, colégios, universidades e academias. A Lei foi proposta pelo vereador Beto Avelar e destina vagas reservadas para embarque e desembarque imediato nestes locais, fazendo o veículo ocupar o espaço por poucos segundos e liberando o espaço para que outro motorista possa utilizar com a mesma dinâmica.

“Essa é uma medida para reduzir a ocorrência de filas duplas em frente a esses estabelecimentos que voltamos a ver neste início de ano com o retorno às aulas. Com a adoção do drive-thru, o trânsito pode fluir mesmo nos horários com alto número de pessoas em embarque e desembarque. A implantação do sistema também possibilita maior segurança para os passageiros e pedestres”, afirma o vereador Beto Avelar.

Pela Lei Municipal, os estabelecimentos de ensino, escolas, colégios, universidades e academias podem fazer o requerimento para a implantação do sistema à Agetran – Agência Municipal de Transporte e Trânsito. O órgão analisará os pedidos e vai estabelecer as adaptações necessárias para e atender aos critérios de segurança, organização e implantação do drive-thru.

Os estabelecimentos que implantarem a área de drive-thru para embarque e desembarque estarão também comprometidos a implantar mecanismos para que um funcionário seja responsável pela orientação e organização dos alunos para embarque no veículo que estiver frente ao estabelecimento.

“A ideia inicial desta Lei aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal é garantir a melhoria do tráfego e ampliar a segurança para as crianças e adolescentes, reduzindo os riscos de acidentes e as infrações cometidas pelos motoristas que insistem em parar em fila dupla, além de evitar a incômoda espera para quem transita pela via”, conclui Beto Avelar. Atualmente a multa para quem estaciona em fila dupla é de R$ 195,23 e o motorista ainda é punido com cinco pontos na carteira.

Assessoria de Imprensa do Vereador