ícone whatsapp

Vereador Betinho participa da campanha Outubro Rosa no Bairro Nova Lima

29.10.2015 · 12:00 · Vereador Betinho

Promovido pela equipe técnica da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Nova Lima, localiza na Rua Padre Antônio Franco, região Norte de Campo Grande, com apoio do PRB Mulher (Partido Republicano Brasileiro) e Instituto Avon, o vereador Betinho (PRB) participou da ação social em alusão à campanha Outubro Rosa. As atividades aconteceram nesta terça e quarta-feira e contou inúmeros atendimentos médicos de mamografia, exames preventivos, clínicos em geral e odontológico. Houve também exposição sobre a importância da realização do exame preventivo, além de ações para entreter o público presente.
 
“Me coloquei à disposição desde o início para a realização da campanha. O Outubro Rosa é um marco nas ações de desenvolvimento de políticas públicas voltadas às mulheres. O câncer de mama é uma das maiores causas de morte de mulheres, mas apesar da crescente ação para que mude esta realidade, há ainda muita resistência para se realizar exames preventivos. É fundamental esclarecermos a população sobre os benefícios do diagnóstico precoce, principalmente das regiões mais afastadas do centro. Qualquer atividade que apoie esta causa é válida”, disse.
 
Campanha Outubro Rosa
 
Desde o início da campanha, o vereador Betinho esteve presente em ações e atividades relacionadas ao Outubro Rosa. Visitou hospitais, conversou com médicos e assistentes sociais a respeito do assunto e dialogou com os campo-grandenses a respeito da importância da ação e, em especial, que Outubro Rosa é apenas um marco, mas que os exames preventivos devem ser realizados independente da data.
 
Segundo a médica e professora da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Profª Drª Marilana Geimba de Lima, os números do câncer de mama no Estado, em especial, em Campo Grande, são elevados. Na cidade há cerca de 330 novos casos por ano. Em Mato Grosso do Sul, o número é de 750.
 
Para Marilana, um dos motivos para esse número é a desinformação a respeito do assunto e da resistência em realizar um simples exame de mamografia. A médica afirma que o exame de mamografia é um método de diagnóstico que pode elevar em cerca de 90% as chances da mulher conseguir a cura.
 
Daniel Gilmarcos
Assessoria de Imprensa do Vereador