ícone whatsapp

“Ecocardiograma em recém-nascidos traz mais qualidade de vida para as crianças”, diz Betinho

22.09.2022 · 12:00 · Vereador Betinho

Proposta foi aprovada pela Câmara Municipal e segue para sanção

Segue para sanção o Projeto de Lei 10.186/21, de autoria do vereador Betinho (Republicanos), que prevê a obrigatoriedade do exame de ecocardiograma em recém-nascidos em Campo Grande, com objetivo de combater cardiopatias. A proposta foi aprovada em segunda discussão durante a sessão da Câmara Municipal desta quinta-feira (22), e agora será enviada ao Executivo.

Segundo Betinho, a lei, caso sancionada, pode ajudar a salvar a vida de muitos bebês. “Muitas crianças morrem no Brasil antes de completar um ano. Com o diagnóstico logo no início, as chances de sucesso no tratamento são maiores. Muito se investe no setor de alta complexidade da saúde, mas com ações como esta, conseguimos mais qualidade de vida para nossas crianças”, disse.

Justificativa

O parlamentar levou em consideração números do Ministério da Saúde que apontam que em média 29 mil crianças nascem com cardiopatia congênita por ano em todo o Brasil, e cerca de 6% delas morrem antes de completar um ano. A doença ainda é responsável por aproximadamente 30% dos óbitos no período neonatal.

No entanto, o procedimento será realizado apenas em bebês que tiveram alteração no teste do coraçãozinho, conforme emenda modificativa proposta pelo vereador Sandro Benites (Patriota), que é médico de ofício.

A proposta prevê ainda que os exames serão realizados em todos os estabelecimentos de saúde ligados ao SUS (Sistema Único de Saúde), mediante prescrição médica previamente autorizada pelo gestor.

“A gente sabe que se não detectada logo no início, uma cardiopatia pode se desenvolver ao longo da vida da pessoa, diferente se fosse tratada antecipadamente. Nosso objetivo é ajudar a salvar vidas, promovendo o tratamento precoce de nossas crianças”, destacou Betinho.

Renan Nucci
Assessoria de Imprensa do Vereador