ícone whatsapp

Com ajuda de Betinho, guardas contam com o cão Bolt para aproximar corporação dos moradores

20.12.2022 · 4:20 · Vereador Betinho

A GPI (Gerência de Pronta Intervenção) da GCM (Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande) passou a contar com os “serviços” do cão Bolt. Com apenas oito meses de idade, o animal da raça golden retriever é o responsável por ações assistidas, que visam aproximar a corporação da comunidade em diversos bairros da Capital.

Tudo isso é possível graças ao incentivo do vereador Betinho (Republicanos) que, por meio de uma parceria com o Projeto Grão de Mostarda, que atende famílias em situação de vulnerabilidade social na região do Jardim Morenão, conseguiu proporcionar meios para que os guardas tivessem acesso ao cão e pudessem treiná-lo com a equipe do canil.

Segundo Alexandre Pedroso, comandante da GPI, Bolt atua como uma ferramenta quebrando “barreiras culturais” criadas entre as forças de segurança e a população. “Ele cria vínculos, brinca com todos e leva alegria por onde vai. Mostra que somos mais do que apenas repressão e que também podemos ser amigos dos moradores”, disse o guarda.

O cão é treinado rotineiramente e foi escolhido por ser de uma raça naturalmente dócil e mais propensa à socialização. Por este motivo, é levado pelos guardas para ações em escolas, creches, asilos e outros locais e eventos públicos. “Graças ao vereador, podemos promover essa ação para estarmos ainda mais perto da comunidade com Bolt”, finalizou.

Jucilene Aparecida da Silva é presidente do Projeto Grão de Mostarda e agradeceu ao vereador pela ajuda. “Betinho é nosso parceiro e ajuda sempre que pode. Há algum tempo eu informei a ele sobre a necessidade de realizar um trabalho com crianças com necessidades especiais. Então veio a ideia de formar esta parceria por meio do cão, o qual encaminhamos para a Guarda, que ajuda com a gente em nosso projeto”, destacou.

O vereador, por sua vez, disse ser grato pela oportunidade e colocou seu gabinete à disposição. “Sou grato pela oportunidade de contribuir com esse importante trabalho realizado pelo projeto Grão de Mostarda, em conjunto com a Guarda Civil Metropolitana. As portas do meu gabinete estão abertas e vamos sempre buscar soluções para a comunidade”, destacou.

Assessoria de Imprensa do Vereador