ícone whatsapp

Câmara vota projeto de Betinho que prevê obrigatoriedade de ecocardiograma em recém-nascidos

19.09.2022 · 12:00 · Vereador Betinho

Procedimento será realizado apenas em bebês que tiveram alteração no teste do coraçãozinho

A Câmara Municipal de Campo Grande deve votar durante a sessão desta terça-feira (20) o Projeto de Lei 10.186/21, de autoria do vereador Betinho (Republicanos), que prevê a obrigatoriedade do exame de ecocardiograma em recém-nascidos, com objetivo de combater cardiopatias.

No entanto, o procedimento será realizado apenas em bebês que tiveram alteração no teste do coraçãozinho. A proposta prevê ainda que os exames serão realizados em todos os estabelecimentos de saúde ligados ao SUS (Sistema Único de Saúde), mediante prescrição médica previamente autorizada pelo gestor.

“A gente sabe que se não detectada logo no início, uma cardiopatia pode se desenvolver ao longo da vida da pessoa, diferente se fosse tratada antecipadamente. Nosso objetivo é ajudar a salvar vidas, promovendo o tratamento precoce de nossas crianças”, destacou.

Justificativa

O parlamentar levou em consideração números do Ministério da Saúde que apontam que em média 29 mil crianças nascem com cardiopatia congênita por ano em todo o Brasil, e cerca de 6% delas morrem antes de completar um ano. A doença ainda é responsável por aproximadamente 30% dos óbitos no período neonatal.

Por este motivo, seguindo a orientação de especialistas, Betinho defende que diagnosticar precocemente é o principal fator para que a criança possa receber o atendimento correto e no tempo necessário. “Não por outro motivo, a presente proposição tem o intuito de assegurar o diagnóstico precoce destas cardiopatias, considerando a condição diferenciada daqueles que necessitam deste serviço”, afirmou.

Renan Nucci
Assessoria de Imprensa do Vereador