ícone whatsapp

Câmara derruba veto a projeto de Betinho que obriga ecocardiograma em recém-nascidos

22.11.2022 · 3:50 · Vereador Betinho

Durante a sessão desta terça-feira (22), a Câmara Municipal derrubou veto total ao Projeto de Lei 10.186/21, de autoria do vereador Betinho (Republicanos), que prevê a obrigatoriedade do exame de ecocardiograma em recém-nascidos de Campo Grande, com objetivo de combater cardiopatias.

A proposta havia sido aprovada em segunda discussão pelo Legislativo, mas foi vetada pelo Executivo. Assim, os vereadores trouxeram o veto para análise e decidiram rejeitá-lo, por maioria de votos.

Proposta

Ao apresentar a proposta, Betinho levou em consideração números do Ministério da Saúde que apontam que em média 29 mil crianças nascem com cardiopatia congênita por ano em todo o Brasil, e cerca de 6% delas morrem antes de completar um ano. A doença ainda é responsável por aproximadamente 30% dos óbitos no período neonatal.

“Por isso, o diagnóstico precoce é o fator principal para que a criança cardiopata receba atenção correta no tempo necessário. As cardiopatias congênitas são a terceira maior causa de mortalidade infantil”, afirmou o vereador.

No entanto, o procedimento será realizado apenas em bebês que tiveram alteração no teste do coraçãozinho, conforme emenda modificativa proposta pelo vereador Sandro Benites (Patriota), que é médico de ofício.

A proposta prevê ainda que os exames serão realizados em todos os estabelecimentos de saúde ligados ao SUS (Sistema Único de Saúde), mediante prescrição médica previamente autorizada pelo gestor.

Renan Nucci
Assessoria de Imprensa