ícone whatsapp

Vereador Ayrton Araújo sustenta que o vergonhoso mapa da fome no Brasil tem a marca do governo Bolsonaro

16.09.2022 · 12:00 · Vereador Ayrton Araújo do PT

A fila do osso e a fome no Brasil foram abordados na sessão ordinária de quinta-feira (15) na Câmara Municipal pelo líder da bancada do PT, vereador Ayrton Araújo, que responsabilizou o atual presidente da Republica Jair Bolsonaro pelo desinteresse em abraçar com seriedade as políticas públicas em defesa da população mais pobre e patrocinar a fila do osso, elevando ao patamar de 33,1 milhões de brasileiros para o mapa da fome que havia sido extinta nos governos do PT com Lula e Dilma Rousseff. O vergonhoso mapa da fome no Brasil tem a marca do governo Bolsonaro.

Segundo https://brasilescola.uol.com.br/brasil/fome-no-brasil.htm , a fome afeta atualmente 33,1 milhões de brasileiros, de acordo com uma pesquisa lançada em 2022. É o equivalente a 15,5% da população. As regiões Norte e Nordeste e parte do Centro Oeste são as mais afetadas.

“Outro motivo pelo qual a fome se faz presente no Brasil é a redução ou ausência de políticas públicas, elaboradas portanto pelo Estado, que têm como objetivo o combate à pobreza e à escassez de alimentos no país, as quais podem se voltar a áreas diversas, como a agricultura familiar (ou camponesa) e a transferência de renda, por exemplo.”

“As conjunturas econômica e política podem levar também a um agravamento da fome no país, especialmente quando há a ocorrência de crises em um ou ambos os setores. Em se tratando da estrutura econômica propriamente dita, o modelo de produção agroexportador que destina parte da produção ao mercado externo e a concentração fundiária também contribuem para a ampliação do problema.”

“Outro aspecto da fome no Brasil que é importante de ser destacado diz respeito ao perfil da população que é mais atingida por esse problema. A insegurança alimentar grave é maior naqueles lares chefiados por pessoas que se autodeclaram negras (que compreendem pretos e pardos, de acordo com o IBGE). Além disso, as famílias chefiadas por mulheres apresentam maior índice de insegurança alimentar grave do que aquelas que possuem homens como responsáveis.”

“A fome implica graves consequências para os indivíduos, afetando diretamente a sua qualidade de vida e a saúde física e mental. Uma dessas consequências é subnutrição, descrita como a falta de nutrientes, como vitaminas e proteínas, importantes para a manutenção do organismo. Nos casos de maior gravidade, há a ocorrência da desnutrição, que pode desencadear outras doenças associadas ou não à deficiência de nutrientes, uma vez que ela diminui as defesas do corpo e pode gerar consequências a longo prazo para o organismo.”

A desnutrição pode afetar ainda o desenvolvimento infantil e, em uma situação mais severa, ocasionar a morte dos indivíduos pelo longo tempo sem a ingestão de alimentos apropriados ou pela perda de capacidade do organismo de absorver os nutrientes necessários.”

Finalmente, Ayrton Araújo responsabilizou o presidente Bolsonaro pela existência da fila do osso, onde milhares de mães pobres, idosos e crianças se submetem a humilhação para pegar um pedaço de osso e levar para casa como se proteína saudável fosse. O Brasil precisa se livrar do Bolsonaro e voltar a ser feliz de novo, assim entende o parlamentar.

 

Assessoria de Imprensa do Vereador