Projeto do vereador Ayrton Araújo do PT visa ampliar a saúde da população masculina com mobilização e responsabilização do poder público
10.07.2013 · 12:00 · Vereador Ayrton Araújo do PT
O projeto de autoria do vereador Ayrton Araújo do PT, está centrado na preocupação com a saúde do homem, sua vulnerabilidade e as altas taxas de mortalidades causadas pela desatenção do próprio homem e do poder público. Mobilizar a população masculina é o foco principal para se evitar as doenças, principalmente pela prevenção com integral suporte do poder público municipal.
A Lei objetiva regular o desenvolvimento de ações e serviços de atenção integral à saúde do homem, estabelecendo os princípios e os objetivos para sua execução no âmbito do sistema municipal de saúde.
A portaria n. 1944 de 27 de agosto de 2009, instituiu no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. Portanto, é indiscutível a necessidade de organizar uma rede de atenção à saúde que garanta uma atuação eficaz em todas as esferas do município.
Vários estudos comparativos, entre homens e mulheres, têm comprovado o fato de que os homens são mais vulneráveis às doenças, sobretudo às enfermidades graves e crônicas, e que morrem mais precocemente que as mulheres[1]. A despeito da maior vulnerabilidade e das altas taxas de mortalidade, os homens não buscam, como as mulheres, os serviços de atenção básica.
Muitos agravos poderiam ser evitados caso os homens realizassem, com regularidade, as medidas de prevenção primária. A resistência masculina à atenção primária aumenta não somente a sobrecarga financeira da sociedade, mas também, e, sobretudo, o sofrimento físico e emocional do paciente e de sua família, na luta pela conservação da saúde e da qualidade de vida dessas pessoas.
Ademais, a Política Nacional, explicita o reconhecimento de determinantes sociais que resultam na vulnerabilidade da população masculina aos agravos à saúde, considerando que representações sociais sobre a masculinidade vigente comprometem o acesso dessa população às situações de violência e risco para a saúde.
A presente Proposta está em consonância com essa Política Nacional, adaptando-se ao âmbito municipal, e apresenta como um dos principais objetivos a promoção de ações de saúde que contribuam significativamente para compreensão da realidade singular masculina nos seus diversos contextos, contribuindo de modo efetivo para redução das doenças e da mortalidade por meio do enfrentamento dos fatores de risco e incentivando o acesso desse grupo aos serviços de saúde.
Pretende, ainda, mobilizar a população masculina pela luta e garantia de seu direito social à melhoria das condições de vida, tornando os homens protagonistas de suas demandas, consolidando seus direitos de cidadania e promovendo a mudança de paradigmas no que concerne à percepção da população masculina em relação ao cuidado com a sua saúde e de sua família.
Assim, o incentivo às ações direcionadas à população masculina contribuirá para a melhoria na qualidade de vida e redução dos altos índices de doenças e mortes que acometem a população masculina. Assim, o vereador Ayrton Araújo justifica a necessidade de se aprovar esse projeto para que se tenha com mais clareza uma política de saúde com um direcionamento focado na saúde da população masculina no âmbito do município de Campo Grande, em consonância com a política nacional de saúde, para que tenha total eficácia.
Gustavo Henrique
Assessoria de Imprensa do Vereador