ícone whatsapp

Ana Portela apresenta emendas à LDO para agricultura familiar, segurança e saúde de Campo Grande; proposta será votada nesta quinta-feira

02.07.2025 · 2:41 · Vereadora Ana Portela

A vereadora Ana Portela apresentou diversas emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026. As propostas são voltadas para áreas como segurança pública, saúde, mobilidade urbana, prevenção ao uso de drogas, infraestrutura, educação e valorização da agricultura familiar.

Em relação a segurança pública, as emendas são direcionadas para o combate a violência, com o fortalecimento e investimento da Guarda Civil Metropolitana, contribuindo e ampliando a presença da GCM nas regiões mais afetadas pela criminalidade. Nessa pasta, também estão emendas para o combate ao uso de drogas, em especial com ações para conscientização e prevenção nas escolas.

Com a atuação da vereadora na CPI do transporte público, a busca da melhoria da mobilidade urbana de Campo Grande tem sido uma preocupação. Por isso, as emendas apresentadas também contemplam essa pasta. Uma delas dispõe sobre a promoção da mobilidade urbana sustentável, com ações voltadas à melhoria do transporte coletivo, à ampliação e qualificação da infraestrutura para pedestres e ciclistas, bem como à garantia de acessibilidade. Outra emenda relacionada a mobilidade urbana prevê a implantação de ciclovias, ciclofaixas e bicicletários em Campo Grande.

Outra pauta que faz parte do mandato da vereadora Ana Portela é a agricultura familiar e a infraestrutura da zona rural de Campo Grande, que foram a realidade da vereadora boa parte de sua vida. Na LDO, a vereadora apresentou emendas para infraestrutura, assistência e incentivo à produção sustentável nos assentamentos de Campo Grande, principalmente com o objetivo de geração de renda no campo. Ainda nessa pasta, o fortalecimento da agricultura familiar, além do fomento de hortas comunitárias, também fazem parte das emendas.

Para a saúde, a vereadora apresentou emenda para ampliação do acesso aos serviços de saúde com foco na atenção primária, reabilitação e integração. O saneamento e a drenagem urbana também estão entre as emendas, voltados a realização de obras estruturais de saneamento, drenagem e contenção de enchentes, principalmente em áreas de risco.

A preservação de praças e parques públicos também receberam emendas da vereadora, para a manutenção permanente dos locais, garantindo segurança, acessibilidade e cuidado.

“Essas emendas refletem a nossa responsabilidade com a cidade que queremos construir: mais segura, com transporte digno, oportunidades no campo e respeito com o dinheiro público. A LDO não pode ser apenas um documento técnico, precisa ser instrumento de melhoria para Campo Grandel”, afirmou Ana Portela.

Madu Boin

Assessoria de Imprensa da Vereadora