ícone whatsapp

Vereadores, prefeito e vice-prefeita são empossados e destacam atuação pelo bem comum

01.01.2021 · 12:00 · Solenidades

Os 29 vereadores eleitos e reeleitos para a Legislatura de 2021 a 2024, prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad e vice-prefeita Adriane Lopes foram empossados em solenidade na Câmara Municipal nesta sexta-feira (1º). Nos discursos, o destaque foi para a atuação independente, de forma harmônica, pensando no melhor para os campo-grandenses e honrando os votos recebidos. Por conta da pandemia do coronavírus, o evento foi fechado ao público, sendo transmitido pelo Facebook (https://www.facebook.com/camaracgms) e Youtube (https://www.youtube.com/camaramunicipalcg) da Casa de Leis, onde os vídeos estão disponíveis.

Foram empossados os vereadores Ayrton Araújo (PT), Betinho (Republicanos), Beto Avelar (PSD), Camila Jara (PT), Carlão (PSB), Clodoilson Pires (Podemos), Coronel Alírio Villasanti (PSL), Delei Pinheiro (PSD), Dr. Jamal (MDB), Dr. Loester (MDB),  Dr. Sandro Benites (Patriota), Dr. Victor Rocha (PP), Edu Miranda (Patriota), Gilmar da Cruz (Republicanos), João César Mattogrosso (PSDB), Junior Coringa (PSD), Marcos Tabosa (PDT), Otávio Trad (PSD),  Papy (Solidariedade),  Prof. André (REDE),  Prof. João Rocha (PSDB),  Professor Juari (PSDB), Professor Riverton (DEM), Ronilço Guerreiro (Podemos), Silvio Pitu (DEM), Tiago Vargas (PSD),  Valdir Gomes (PSD),  William Maksoud (PTB) e Zé da Farmácia (Podemos), além do prefeito Marquinhos Trad e da vice-prefeita Adriane Lopes. 

Em nome de todos os vereadores, o vereador Dr. Loester iniciou seu discurso agradecendo a Deus e familiares. Agradeceu ainda aos eleitores, que compareceram às urnas mesmo com a pandemia e prestigiaram a todos com seu voto. “É chegada nossa hora de retribuir”, destacou, salientando que não foi fácil fazer campanha e levar a proposta às casas dos moradores neste momento. “A Câmara tem um papel importantíssimo para fortalecimento da democracia”, disse. Ele destacou a função legislativa como mais importante para elaborar leis como expressão do povo ordeiro e trabalhador, bem como a função de fiscalização, mediante controle externo, e verificando aspectos financeiros, contábeis e orçamentário.

“O povo espera do vereador ou vereadora uma atuação firme sem submissão, para votar sempre pensando no bem comum. Foi por isso que fomos eleitos, independente da posição partidária do chefe do Executivo”, afirmou o vereador Dr. Loester. Ele destacou que o Legislativo deve ser forte, coerente e harmônico. “O sucesso dependente dos poderes Executivo e Legislativo unidos para amenizar sofrimento do povo”, ressaltou.

O prefeito Marquinhos Trad iniciou seu discurso pedindo um minuto de silêncio em respeito às vítimas do coronavírus e refletiu que “reverenciar a vida neste momento é de extrema importância e nunca obteve tanto destaque como nos últimos meses, seja para recordar, vivenciar ou trazer a memória dos que estariam aqui aplaudindo vocês com cartazes e faixas. Será que vamos aprender pela dor a viver com mais amor?”, questionou. Citou a importância de bom ânimo e fé. “Há um propósito na vida de cada um de vocês, propósito que não pode ser desviado. A palavra medo não venceu vocês. Receio não superou a confiança e convicção de que hoje estariam aqui. A cidade espera que possamos realizar trabalho de respeito, que convirja nos mesmos objetivos que proclamamos em diversas residências de nossa querida Campo Grande”, afirmou.

O prefeito salientou que pretende manter a parceria com a Câmara, recebendo a todos e colocando secretários a disposição, independente de partidos e ideologias. Ao citar obras em toda a cidade, o prefeito mencionou que é “isso que a população quer: encurtar a distância dos equipamentos sociais. Isso que a gente quer fazer aqui com a 11ª Legislatura. Sem subserviência, sem determinação de Executivo para Legislativo. Nós vamos transformar essa cidade num exemplo para todos aqueles que desacreditam da vida pública desse país. Sou gestor que recebo a todos. Não me pré-julguem, dialoguem, não guardarmos raiva e rancor. A porta estará aberta e estarei aqui prestigiando o Parlamento Municipal da minha cidade”, afirmou.

Harmonia e gratidão foram palavras mencionadas pelo vereador Prof. João Rocha, que destacou o legado deixado pela 10ª Legislatura e a expectativa para o trabalho. “Fizemos o máximo de esforço, com espírito de harmonia e unidade que pudesse continuar entre os poderes, principalmente com Executivo, pois entendo que foi bastante positivo para que cidade pudesse avançar e fazer as entregas”, disse.

Solenidade

O vereador Prof. João Rocha, último presidente da Casa de Leis e reeleito para esse mandato, assumiu a presidência provisória da sessão. Seguindo rito regimental, os vereadores fizeram o juramento “Prometo manter, defender e cumprir as constituições federal e estadual, a lei orgânica do município, observar as demais leis, promover o bem geral do povo campo-grandense e sustentar a integridade e autonomia do município”.  

Também compareceram à solenidade o secretário especial e chefe de gabinete Carlos Alberto Assis, representando o governador Reinaldo Azambuja, e o desembargador Carlos Eduardo Contar, vice-presidente e presidente eleito do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.   

Logo após a posse, também no prédio da Câmara Municipal, aconteceu a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2021/2022. 

Medidas de segurança 

Foram seguidas as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e decretos municipais para organização da solenidade, com as medidas preventivas em decorrência da pandemia de Covid-19. O Decreto 14.566, por exemplo, proíbe festas, eventos e reuniões acima de 40% da capacidade de lotação permitida e com a limitação de 80 pessoas, por isso houve a restrição de público.

O evento foi fechado ao público, sem presença da imprensa e dos assessores dos vereadores. O controle de acesso ao Plenário foi feito mediante apresentação de convite individual. Também foi obrigatório uso de álcool em gel e aferição de temperatura antes de entrar no local. Todos precisaram máscaras e será respeitado distanciamento social. Enfermeiro e ambulância ficaram disponíveis no local. 

 

Milena Crestani

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal