06.06.2012 · 12:00 · Solenidades
Como forma de enaltecer os relevantes serviços prestados à sociedade campo-grandense, os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande homenagearam na noite desta quarta-feira (6) cidadãos que fazem parte da comunidade italiana e descendentes que residem no município de Campo Grande.
A data foi instituída no município por meio da Lei Municipal nº 3.341/1997, proposta pela vereadora Magali Picarelli. O Dia da Comunidade Italiana é comemorado, anualmente, no dia 02 de junho.
A apresentação cultural ficou por conta do cantor Antonio Coura que foi acompanhado no teclado por Luzmira Suarez Ferraz, ambos pertencentes a Cant ´Art – Escola de Educação Musical, com participação da técnica vocal Edineide Dias. Para finalizar o público presente pode apreciar também a apresentação do grupo de Tarantela da Casa de Dança “Tom Brasil”.
Ao discursar em nome dos homenageados, Roberto José Mosena, destacou a importância que a imigração italiana trouxe para o município de Campo Grande. “Por volta de 30 % da população do estado tem descendência italiana. A cidade de Corumbá recebeu no século passado expressivo número de italianos e depois muitos se deslocaram para Campo Grande. Também recebemos bastantes influência italiana, de religiosos, missionários que ajudaram a criar escolas, museus”, disse Roberto José Mosena.
Em breve pronunciamento, a vereadora Magali Picarelli, disse a oportunidade também é de agradecimento. "os italianos, bem como seus descendentes participaram da construção do nosso país e ajudou também a edificar o estado de Mato Grosso do Sul" disse Magali Picarelli.
O vereador e presidente da Câmara Municipal, Paulo Siufi ressaltou que a herança italaina não está apenas na culinária, mas nos gestos, nos sentimentos. “O Brasil e a Itália são países irmãos com certeza, que tem uma proximidade. Os que vieram para cá só trouxeram coisas boas, só nos deram alegrias. Quantas famílias, quantas raízes que se encontram aqui, nesta noite, por serviços prestados a Campo Grande. Vocês escrevem a historia de Campo Grande com sentimento italiano que tem no coração”, salientou Siufi.
Confira a lista dos homenageados:
Athayde Nery- Antonio Carlos Trevisan Batista
Athayde Nery- Cezar Antonio Sandini
Alex – Paulo Ricardo Sbardelote
Carlão- Antonio Piestraski Ferreira da Silva
Carlão – Julio Smaniotto
Flavio César – Marcelo Cardoso Lucio
Flavio César – Francisco Lira Patorello
Herculano Borges – Rogério Bataglin Kerkhoff
Herculano Borges – Luiz Volirmo Bortolin
Dr. Jamal Salém – Janaina Cavalari Novais Coelho
Dr. Jamal Salém – Maria Aparecida de Lima
Magali Picarelli – Danilo Senatore Fedrizzi
Magali Picarelli – Raphael Perez S.
Magali Picarelli – Gláucia Gueno
Magali Picarelli – Roberto José Mosena
Magali Picarelli – Ruberlei Bulgarelli
Magali Picarelli – Ângelo José Pescumo Donato
Magali Picarelli – Francislaine Aretusa de S.
Marcelo Bluma – Gilbert Marcelo Fico
Marcelo Bluma – Magali Picarelli
Paulo Pedra – Gleison Caprio
Paulo Pedra – Pérsio Ailton Tosi
Dr. Paulo Siufi – Antonio Avelino Frainer
Dr. Luiz Sergio Lunardi
Dr. Paulo Siufi – Honofre Gelatti
Dr. Paulo Siufi – Fernando Augusto Vieira Caneppele
Dr. Paulo Siufi – Nilton Freitas Moro
Vanderlei Cabeludo – Mauricio Leonardo Bellé
Vanderlei Cabeludo – Dirce Simiole Coquemala
Ana Rita Chagas
Assessoria de Imprensa Câmara Municipal