ícone whatsapp

Vereadores entregam homenagens a 89 pessoas em comemoração aos 123 anos de Campo Grande

25.08.2022 · 12:00 · Solenidades

Em comemoração aos 123 anos de Campo Grande,  vereadores entregaram honrarias a 89 pessoas em reconhecimento aos relevantes serviços prestados para a cidade. A solenidade aconteceu na noite desta quinta-feira, dia 25, no Ondara Palace, no Jardim Veraneio. Foram entregues Título de Cidadão Campo-grandense, Medalha do Mérito Legislativo José Antônio Pereira e Título de Cidadão Benemérito. 

CLIQUE AQUI para baixar o livreto com o currículo dos homenageados

O presidente da Câmara Municipal, vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão, destacou o reconhecimento aos homenageados. “Em uma Capital que tem quase 1 milhão de habitantes, vocês foram escolhidos pelos vereadores para receberem as honrarias porque fizeram a diferença. Foram escolhidos porque escolheram essa cidade para construir as suas famílias, se dedicando, na geração de emprego e renda. Eu conheço homenageados que tinham só ele e a esposa na empresa dez anos atrás, hoje tem mais de 100. Então, temos gratidão por vocês terem se dedicado tanto por esta cidade”, afirmou. 

O vereador Carlão destacou ainda o orgulho em presidir a Câmara e a emoção em presidir a solenidade. “Estou como vereador há 14 anos e nunca presenciei uma sessão como essa, nossa gratidão é muito grande”, disse. Ele apresentou ainda alguns dados dos trabalhos dos vereadores, que foram escolhidos para representar os moradores de Campo Grande. Neste ano, foram apresentadas 17.981 reivindicações para a sociedade, 244 projetos de lei foram aprovados pela Câmara e ainda foram promovidas 23 audiências públicas que discutiram temas do interesse da sociedade, além de duas sessões comunitárias. 

Em nome dos homenageados, o ex-vereador Livio Viana Leite, atual diretor do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, que recebeu o título de Cidadão Campo-grandense, fez uma reflexão com base no poema “Seiscentos e Sessenta e Seis”, de Mário Quintana, destacando a importância de valorizarmos o tempo. Ele salientou que nesta solenidade “muitos de nós recebemos a certidão de nascimento do município de Campo Grande”, lembrando que entre nascimento e partida não nos importa o local de entrada e saída, mas sim o intervalo desse tempo. Ele destacou o privilégio de receberem a honraria, “aproveitando esse intervalo de tempo, esse minuto, essa vida”, além de falar da importância de valorizarmos estar na trajetória dos que cruzam nosso caminho, por nossos gestos e obras. 

A Prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, destacou a honra de estar na solenidade e recordou que no ano passado foi agraciada com o Título de Cidadã Campo-grandense ”algo que marcou minha vida para sempre”, resumiu. Ela lembrou sua trajetória, ao chegar com a família aos 9 anos de idade para morar em Campo Grande. “Meu pai escolheu Campo Grande para nossa família e aqui construímos uma história de trabalho e dedicação. Hoje, estou aqui prefeita da Capital”, disse. No evento, ela agradeceu a parceria com a Câmara de Vereadores e o comprometimento com o trabalho. “Somos poderes independentes, mas nossa parceria segue firme porque nosso objetivo segue o mesmo, a nossa amada Campo Grande”, disse. A prefeita falou ainda que é um tempo de recomeço para a cidade, depois do período da pandemia, e convidou a todos para a Alvorada no Paço Municipal nesta sexta-feira, dia 26, que começa a partir das 6h. No domingo, acontece o tradicional desfile cívico. Ainda, citou investimentos e destacou que Campo Grande segue no caminho de ser ainda mais reconhecida como “capital das oportunidades”.    

O senador Nelsinho Trad destacou que “uma sessão dessa natureza tem um caráter muito significativo não só para os homenageados, mas também pelo reconhecimento de quem indicou e, essencialmente, aqueles que selecionou”. Ele recordou que foi vereador por três mandatos e que todas as sessões solenes de comemoração ao aniversário da Capital são recheadas de muita emoção. “Acredito que deve passar um filme de na cabeça de cada um, desde quando chegaram na Capital. Tenho certeza de uma coisa, Campo Grande acordará mais feliz com os novos filhos que irá receber”, completou. 

Solenidade – Foram três homenageados por cada vereador e dois agraciados pela Mesa Diretora. Na data, os presentes receberam um livreto contendo as fotos e o currículo de cada um dos homenageados. Um resumo desses currículos foi lido durante a solenidade. A abertura do evento contou com apresentação do Gersão e Amigos. 

Nos últimos dois anos, em razão da pandemia de Covid-19, as sessões solenes foram suspensas. A entrega das comendas, porém, foi mantida. Os homenageados compareceram no Plenário Edroim Reverdito ao longo de uma semana, com hora marcada para cada vereador, seguindo todas as normas de biossegurança, como distanciamento, uso de máscaras e álcool em gel. 

O título de Cidadão Campo-grandense começou a ser entregue pela Câmara Municipal após a publicação do Decreto Legislativo 338, de 30 de janeiro de 1963. Ao todo, 1.691 pessoas receberam o título, além das agraciadas nesta noite. Mais recentes, a Medalha do Mérito já foi entregue a 53 e o Título de Cidadão Benemérito a 33. Há uma série de regras em relação à definição dos homenageados, além de uma lista de documentos que precisam ser apresentados, a exemplo de certidões criminais negativas.

Confira a lista dos homenageados 

Ayrton Araújo

Reinaldo Ajala

Regiane Aparecida Ferreira

Rafael Ayala de Jesus

 

Betinho

André Fusao Massuda Esquivel

Idalina Zanolli

João Martins

 

Beto Avelar

Tirson Ricardo Ozuna

João Américo Domingos

Valdir Aparecido Reynaldo

 

Camila Jara

Diego Mariano da Silva Souza

Mafuci Kadri

Francianny Cristine da Silva Santos

 

Carlos Augusto Borges – Carlão 

Castorino Gomes de Carvalho Neto

Livio Viana de Oliveira Leite

Paulo Roberto dos Santos

 

Clodoilson Pires

Roberto Berger

Evaldo Medeiros Nascimento

Aldo Giovanni Rocha Sousa

 

Coronel Alírio Villasanti

César Augusto Teló

Neil Brasil

Benedito Teixeira Filho

 

Delei Pinheiro 

Sohane Karoline de Souza Gomide de Carvalho

Leslie Parra

Cleyson Queiroz Falcão

 

Dr. Jamal

Carlos Alberto de Jesus Marques

Robson Barros de Almeida

Taner Douglas Alves Bitencourt

 

Dr. Loester 

Fernando Mauro Moreira Marinho

Luiz Felipe Medeiros Vieira

David de Oliveira Gomes Filho

 

Dr. Sandro Benites

Marcello Vargas Tiago

Anísio David de Oliveira Júnior

Clauco Fernando Vieira Rossetto

 

Dr. Victor Rocha

Marcio Correa Gimenes

Joseliza Alessandra Vanzela Turine

Viviane Lacerda Lopes Nogueira

 

Edu Miranda 

Cezar Nogueira

Manuel Luis Badaraco Fagundes

Agenor Mattiello

 

Gilmar da Cruz

Paulo Roberto da Silva

Erick Borges de Melo

Fernando de Barros Bumlai

 

João César Mattogrosso

Rubens Filinto da Silva

Lucas Cazerta Duarte Goulart

Marisa Joaquina Monteiro Serrano

 

Junior Coringa

Luciano de Souza

Roberto Razuk Filho

Anderson de Magalhães Ibanhes

 

Otávio Trad

Maria Helena Sarti

Carmen Conceição Britez de Eugênio Crivelente

Socorro Maria de Jesus Pereira Arguelho

 

Papy

Pedro de Castilho Garcia

Diego Castorino dos Santos

Marcelo Alfredo Araújo Kroetz

 

Prof. André Luis

Ricardo Souza Pereira

Andréa Flores

Rejane Alves de Arruda

 

Prof. João Rocha

Marco Aurélio Santullo

Neif Salim Neto

Odair de Souza Costa

 

Professor Juari

Luiz Roberto Pires

Odair Serrano de Oliveira

Marcelo Ferreira Miranda

 

Professor Riverton

Josimario Teotônio Derbli da Silva

Bianka Karina Barros da Costa

Marcio Reis Cordeiro

 

Ronilço Guerreiro 

Maria Madalena Dib Mereb Greco

Julio Henrique Rosa Croda

Raffaele Lochi 

 

Silvio Pitu

Jairo Carlos Mendes

Lauciney Christian Ramos

Fabio Rosado Miron

 

Tabosa

Carlos Eduardo Watanabe Cunha

Sylvana Sayuri Shimada Ronda

Lucilio Souza Nobre

 

Tiago Vargas

Thalita da Luz Vieira de Assis

Oseias Vicente

João Vieira de Souza

 

Valdir Gomes

Nayara Crystina Dal Pogetto Freire Thomaz

Francisco Antônio Martins

Leila Regenold

 

William Maksoud

Aparecida Renilda Rodrigues de Souza

Fernando Paes de Campos

Antonio Urban Filho

 

Zé da Farmácia

Roberto da Silva Alcantud

João Miguel Pinto Costa

Alfredo Zamlutti Júnior

 

Mesa Diretora

Nicomedes Silva Filho

Mauricio Sabadini

 

Milena Crestani e Rodrigo Almeida 

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal