ícone whatsapp

Vereador Carlão homenageia dupla e orquestra de violeiros

12.04.2012 · 12:00 · Solenidades

 

O vereador Carlos Augusto Borges (Carlão – PSB) homenageou na manhã desta quarta-feira (11) durante sessão solene em comemoração ao Dia do Artista Regional a dupla Tião Carlos e Paulinho e a Orquestra de Violeiros Mirins de Campo Grande. O parlamentar destacou a importância do incentivo e reconhecimento aos artistas regionais que fomentam a cultura.

 “A cultura é importante para o desenvolvimento da sociedade. É através dela que determinamos nossa identidade. Por isso fico satisfeito em congratular esses artistas que contribuem para nossa cidade”, ponderou.

 A Orquestra de Violeiros é uma instituição sem fins lucrativos com 30 alunos que funciona a mais de seis anos no Jardim Campo Belo, visando despertar em crianças e adolescentes o talento e aprendizagem de instrumentos musicais. Valorizando as músicas regionais e de raiz o presidente Jorcy Neves atua nos movimentos  sociais e comunitários.

A dupla Tião Carlos e Paulinho cantam juntos a mais de 20 anos na região Norte da Capitale fizeram parte da Grupo Som de Cristal.

Ao fazer seu pronunciamento em nome dos homenageados, a produtora do Grupo Teatral Circo do Mato, Laila Saad Pulchério ressaltou que Mato Grosso do Sul é um estado diversificado, onde agrega diferentes culturas, com costumes e raízes que traduzem, segundo Laila Saad, o respeito e a justiça, nos quais consolidam a arte como um bem público. “Não podemos nos esquecer que contamos com a segunda maior população indígena do país. Isso marca a nossa cultura. Muitos já foram os avanços da classe artística como o Fundo Municipal de Cultura. Priorizar políticas culturais é sim investir em educação”, disse a produtora cultural.

Na oportunidade, o empresário Antonio João Hugo Rodrigues salientou o pouco incentivo que os artistas recebem em Mato Grosso do Sul, especialmente em Campo Grande. “A gente tem esperanças de que as pessoas consigam entender que é pela arte, que a gente consegue criar paz entre as pessoas. O mundo artístico precisa ficar bonito, sobreviver com pouco de dignidade diante dos esforços que eles fazem”, lembrou Antonio João.

O proponente da solenidade, vereador Vanderlei Cabeludo disse que a comemoração pelo Dia do Artista Regional consolida a importância que muitos representes da classe têm apresentado ao despontar no cenário cultural dentro e fora do país.

“A arte tem o poder de arrebatar nossos corações, nossas mentes, nos faz sorrir e chorar, nos aproxima de Deus. Mas a arte também gera emprego fazendo com que muitos pais de família tire o sustento dos seus lares. Vimos nossa arte ganhar definitivamente o Brasil e o mundo. A profissionalização dos nossos artistas fizeram com que mais talentos estourasse em nível nacional e mundial então é mais que uma forma de reconhecimento prestar essa homenagem a todos os artistas. Que a nossa arte seja sempre forte e viva, que todos tenham a condição de mostrar sua arte.  Que os artista de rua , das comunidade e bairros  não desanimem da luta de vencer com sua arte. Só a arte muda o mundo, só a cultura muda o povo. Viva a nossa cultura!”, exclamou o vereador.

O vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB) cobrou do Prefeito Nelson Trad Filho a recuperação dos bairros sem pavimentação da Capital. Carlão relatou a situação dos bairros da Região Norte da cidade depois do temporal do início da semana e detalhou que a enxurrada oriunda das ruas sem asfalto vai parar nas vias asfaltadas, danificando a infraestrutura existente.

“Acaba sendo um verdadeiro desperdício. O dinheiro público está sendo gasto na recuperação das vias que serão danificadas novamente depois das novas chuvas. É preciso priorizar a pavimentação completa dos bairros, como o Atlântico Sul que está na iminência de ser asfaltado e o Nova Lima entre outros tantos que precisam do asfaltamento”, disse o parlamentar.

Carlão também ajudou no socorro aos moradores que tiveram casas danificadas com a queda de árvores durante a ventania de segunda-feira (2/4).

“Estive pessoalmente na Rua Otawa no Jardim Campo Novo, onde a queda de uma árvore derrubou o muro de uma residência e impedia o fluxo do trânsito. Muitas famílias da região norte da cidade ainda contam os prejuízos decorrentes da chuvarada. Precisamos atuar na prevenção destes danos à infraestrutura da cidade. Mantendo a poda das árvores em dia e garantindo um bom sistema de drenagem de águas em nossa cidade. Assim os prejuízos serão bem menores”, avaliou.

 

Janaina Gaspar

Assessoria de Imprensa