ícone whatsapp

Solenidade comemora os 25 anos de criação do Planurb e homenageia personalidades

24.08.2012 · 12:00 · Solenidades

Solenidade realizada na noite desta quarta-feira (22), na Câmara Municipal de Campo Grande, comemorou os 25 anos de criação do Instituto de Planejamento Urbano de Campo Grande (Planurb). Foram homenageados, com troféus, os conselheiros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano, os Vereadores, os Diretores do Planurb e os Secretários Municipais no período de 1987 a 1988 – época da criação do Instituto.

 

Durante a solenidade também foi lançado o livro “Raízes do Planejamento Urbano em Campo Grande e a criação do Planurb”, de autoria do professor Ângelo Marcos Vieira de Arruda, primeiro diretor do Planurb. O livro foi entregue aos homenageados e aos convidados presentes no evento. A abertura ficou por conta da apresentação do músico Marcelo Fernandes, muito aplaudido por todos.

 

Fausto Mato Grosso discursou como representante dos vereadores que atuaram na época de criação do Instituto e enfatizou a importância do trabalho realizado pelo Planurb em prol do desenvolvimento urbano do município. “Se havia alguma unanimidade entre nós era da necessidade desta cidade ser planejada. Uma cidade que nascia como Capital, com 8% de taxa de crescimento ao ano, dobrando a população a cada oito anos. Era a época em que nasciam as associações de moradores, os clubes de mães, e os sindicatos eram retomados das intervenções do Ministério do Trabalho. O Planurb muito fez, continua fazendo e há muito para fazer. Quero desejar longa vida ao Planurb. Tenho certeza que ele ainda irá cumprir o seu ideal”, declarou.

 

Em discurso emocionado, o arquiteto Ângelo Arruda, lembrou de quando se iniciaram os trabalhos no Instituto e a luta que todos os envolvidos no planejamento urbano da Capital enfrentaram durante o período. “Nós começamos a trabalhar num momento que não tinha Google, Autocad, nem máquina digital. Tive muita honra de trabalhar ali, junto com uma equipe muito competente. Tínhamos um ideal de vida e de luta, que superou as dificuldades de espaço físico e equipamentos. Quero dizer a todos que estou muito feliz e agradeço a todos que nos ajudaram”.

 

O ex-prefeito de Campo Grande, Juvêncio César da Fonseca, destacou a iniciativa da criação do Planurb, feita em sua administração. “Hoje é um dos dias mais felizes da minha vida. Esse instante é primoroso. Um homem público, que passa pela sua cidade administrando duas vezes, viver um momento como esse, 25 anos depois, para homenagear uma iniciativa, significa muito”, destacou.

 

Presidente da sessão solene, o vereador e engenheiro civil Marcelo Bluma, ressaltou a importância da criação do Planurb no município. “Campo Grande é uma cidade abençoada, que teve desde o seu surgimento pessoas que se preocupavam com a qualidade de vida da cidade e com o seu futuro. Tivemos muitos momentos importantes no fortalecimento da atividade do planejamento urbano da cidade e talvez o mais importante dele tenha sido a criação do Planurb, em 1987, pelas mãos do então prefeito Juvêncio”.

 

 

Juliana Belarmino

Assessoria de Imprensa Vereador Marcelo Bluma