23.09.2019 · 12:00 · Solenidades
Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande realizaram, nesta segunda-feira (23), sessão solene em comemoração ao Dia de Cultura de Paz. A comemoração foi instituída por meio da Resolução n. 1.290, de 14 de agosto de 2018.
“É com alegria que faço, pois a paz é suprema para o indivíduo e para a humanidade. A ideia básica deste dia compreende atos simples: colocar uma bandeira branca em sua casa, perdoar um amigo, fazer um donativo, partilhar músicas que levam ao conceito da paz, assinar petições pela paz. É preciso que se estimule e se trabalhe pela paz a partir da criança, trabalhando em prol do desenvolvimento humano”, discursou Therezinha de Alencar Selem, que falou em nome dos homenageados.
A solenidade foi proposta pelo vereador Eduardo Romero e, conforme preconiza a legislação, acontece anualmente na semana em que recair o dia 21 de setembro, tendo em vista ser o “Dia Municipal da Paz” em Campo Grande.
“Não há como falar de cultura de paz sem falar de gestos simples, como o respeito ao próximo. A paz não é um instituto que vai cair de qualquer lugar e vai tomar conta de nossas vidas. É uma coleção diária de gestos, respeito, convivência e tolerância. A cultura de paz pede para que transformemos nossos atos cotidianos em respeito ao próximo. Não há nada mais simbólico e mais promotor de paz do que respeitar o outro como ele é”, discursou o parlamentar.
Na ocasião, foram homenageadas dezenas de pessoas que desenvolvem ações que promovem a cultura da paz em Campo Grande. O Dia Internacional a Paz é celebrado todo dia 21 de setembro e foi declarado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 30 de novembro de 1981.
Segundo a advogada, poetisa e ativista das causas da paz, Delasnieve Daspet, a cultura de paz deve partir de cada um. “Estamos dando continuidade a ações de uma cultura de paz e não violência. Parabenizo a Casa e os vereadores pela proposta apresentada. A construção da paz começa a partir de uma atitude pessoal que pode refletir em diversos campos da vida. O surgimento da violência e do crime mostram a ampla tarefa que temos em transformar esses padrões que criam a guerra no mundo”, discursou.
A ideia é mais do que pedir o cessar fogo e o não guerra, uma vez que promover a cultura da paz começa na prática de atitudes simples, mas que promovem a paz no interior de cada pessoa. Para Giovanni Costa Figueiredo, instrutor da Justiça Restaurativa, os conflitos fazem parte da natureza humana.
“Os conflitos fazem parte das relações humanas. Temos, talvez, neste exato momento, a dificuldade de lidar com eles. Nós aprendemos a fugir dos conflitos, a não dar conta deles. E esses conflitos pesam sobre nossos ombros. Diante de uma dificuldade, não é a inteligência que é tocada, mas o coração de cada indivíduo.
Confira a lista de homenageados
AYRTON ARAÚJO DO PT – ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO BAIRRO JARDIM DAS PERDIZES
CARLÃO – MARCELO DE SOUZA SILVA e CRISTEVAN FREDERICO CORRÊA VELOSO
CAZUZA – GRUPO ESCOTEIRO OLAVO BILAC 01/MS e INSTITUTO DE DIREITOS HUMANOS DE MATO GROSSO DO SUL JOSÉ DO NASCIMENTO
CHIQUINHO TELLES – ENÉIAS DE ANDRADE BARBOSA e MARIA DE SOUSA FERREIRA
DELEGADO WELLINGTON – UBIRATAN SILVA e MIGUEL FERREIRA LIMA FILHO
DR. LOESTER – BETANIA KELLY RODRIGUES DA SILVA e CILMA DA CUNHA PANIAGO
DR. WILSON SAMI – COTOLENGO SUL-MATO-GROSSENSE e ANTÔNIA DA SILVA BENTO BARRIOS
EDUARDO ROMERO – ORION DA CRUZ VIEIRA e MARCOS DA COSTA RODRIGUES
ENFERMEIRA CIDA AMARAL – SEBASTIÃO PARENTE TELES e ESPEDITO PEDRO DA SILVA
GILMAR DA CRUZ – EURIONILDO LEITE DA SILVA MAECAWA e AGNALDO VERÍSSIMO SIMÕES
JUNIOR LONGO – IVANALDO FERREIRA DOS SANTOS e LILIANE PIMENTEL RIBAS
OTAVIO TRAD – CARMEN CONCEIÇÃO BRITEZ DE EUGÊNIO CRIVELENTE e MARIA OLGA MANDETTA
Pr. JEREMIAS FLORES – FELIPE AUGUSTO CARVALHO MIRANDA DE ALENCAR e HYANNA FERNANDA ALMEIDA ZANIN DE ALENCAR
WILLIAM MAKSOUD – ESTEVOM MOLICA NETO e NELLY MAKSOUD RAHE
CÂMARA MUNICIPAL
RENATA CORTADA DUPAS
JOSEANNE CRISTINA ROQUE
APRES GOMES NETO
CHRISTOPHER PINHO FERRO SCAPINELLI
EDINEIDE DIAS DE OLIVEIRA
GIOVANNI COSTA FIGUEIREDO
THEREZINHA DE ALENCAR SELEM
DELASNIEVE DASPET MIRANDA DE SOUZA
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal