ícone whatsapp

Religiosos da capital são congratulados em solenidade na Câmara

16.05.2012 · 12:00 · Solenidades

Com o intuito de celebrar e manter viva a memória do mensageiro da paz, a Câmara Municipal de Campo Grande congratulou, durante a Sessão Solene desta quarta-feira (16), personalidades religiosas e cristãs, com a entrega do Premio Papa João Paulo II.

O prêmio João Paulo II foi instituído no município por meio da Resolução nº 1.104/09, de autoria do presidente da Casa de Leis, vereador Paulo Siufi (PMDB), em reconhecimento aos relevantes serviços prestados por pessoas que ajudam a manter a fé disseminando a palavra de Deus. O evento foi marcado pela apresentação do coral da Câmara Municipal de Campo Grande, sob a regência do maestro Luiz Quirino.

Durante seu pronunciamento em nome dos homenageados, o Padre Sebastião Junior Ferreira Braga, destacou o legado deixado por João Paulo II ao longo de sua trajetória terrena. “Sua vida serve como modelo para que nós tenhamos a coragem de testemunhar a fé, a esperança, a caridade. Vale lembra que João Paulo II era um homem de cultura singular. Perdeu seus pais muito cedo. Foi teólogo, além disso cultuava filosofia. Deu ao mundo o testemunho do que significa o valor da pessoa humana. É importante deixarmos a cultura do materialismo. Continuemos a invocar , a dizer e a pedir os auxílios de João Paulo II. É muito bonito vermos nessa noite, pessoas que são homenageadas por causa do testemunho de  Papa João Paulo II. Este tão conhecido por nós, cativou e cativa as nossas mentes, agradeço aos senhores por essa iniciativa.”, disse Padre Sebastião Junior Ferreira Braga .

O arcebispo metropolitano de Campo Grande, Dom Lara Dimas Barbosa, ressaltou a importância da homenagem como um grande reconhecimento ao testemunho da fé. “Considero essa iniciativa inteligente e mostra o verdadeiro significado do estado laico, quando a religiosidade do seu povo é respeitada e defendida. Vejo que homens públicos não têm medo de erguer a cabeça e de se professar fieis, sem que isso de forma alguma os desqualifiquem. Parabéns por essa iniciativa! Que nós católicos possamos na unidade, na simplicidade, mostrar a que viemos.  Construir a civilização do amor. O maior serviço que nós pudemos prestar para a humanidade é a evangelização”, expressou Dom Dimas.

Ao fazer seu pronunciamento, o presidente da Casa de Leis, vereador Paulo Siufi (PMDB) frisou a importância de se respeitar a religiosidade de cada membro que trabalha no Legislativo Municipal independente do credo da cada um. Na oportunidade, Siufi destacou, também, que o município de Campo Grande fez uma justa homenagem ao Papa João Paulo II, ao inaugurar a Praça do Papa, por meio de emenda parlamentar de autoria do próprio vereador, para realizar eventos religiosos no local.  “O Papa João Paulo II foi o peregrino do amor, chamado de mensageiro da paz, que num ato de humildade ao chegar em solo brasileiro beijou o chão, demonstrando amor. Finalizo com uma reflexão já conhecida pelos vereadores desta Casa, mas que tem tudo a ver com as homenagens desta noite. Existem pessoas que plantam flores, estas pessoas vão colher perfume e beleza por alguns dias. Existem pessoas que plantam arvores, estas pessoas vão colher sombra e frutos por anos, quem sabe até séculos, mas ainda existem outras pessoas, que são vocês homenageados, que plantam a evangelização, padres, leigos, irmãs que são homenageados por todos nós. Nós só temos a agradecer, e esta é a maneira de agradecer por tudo”, concluiu Siufi.

Confira os nomes do homenageados:

Airton Saraiva – Padre Jocerlei José Tavares

Vanderlei Cabeludo – Arlete Ayala Monteiro

Vanderlei Cabeludo – Petronilha Magalhães da Costa

Câmara Municipal – Dom Dimas Lara Barbosa

Serviço – O evento acontecerá as 19 horas no Plenário Oliva Enciso, na quarta-feira (16). A sede do Legislativo Municipal localiza-se na Avenida Ricardo Brandão, 1600.

Ana Rita Chagas

Assessoria de Imprensa Câmara Municipal