ícone whatsapp

Profissionais da educação são homenageados com Medalha do Mérito Educativo

07.12.2011 · 12:00 · Solenidades

Profissionais da educação básica e do ensino superior público e privado, da Capital foram congratulados durante a solenidade de entrega da Medalha Legislativa do Mérito Educativo Campo-Grandense realizada na noite desta quarta-feira (7), na Câmara Municipal de Campo Grande. A abertura do evento ficou por conta da apresentação cultural  feita por estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, que tocaram repertório  de MPB. 

 

Na oportunidade o reitor da Universidade Católica Dom Bosco, Padre José Marinoni discursou em nome dos homenageados dizendo que a educação do município de Campo Grande é referência nacional devido ao esforço dos profissionais da educação. “Hoje a sociedade campo-grandense tem muito a comemorar, por  resgatar uma categoria de profissionais que sempre se dedicou, que deu tudo de coração e de alma para o bem da nossa juventude e nossas crianças. Agradecemos de coração todos os vereadores e vereadores desta Casa. Uma educação é voltada para a uma transformação social. O que cabe a escola é organizar um movimento verbal de informação cultural. A escola não pode ficar a reboque de informações tecnológicas. A  escola deve ser vir de bússola e fornecer informações para a competitividade. Isso significa orientar, sobretudo nossas crianças e jovens.  O educador é o mediador do conhecimento. Ser professor hoje é ter consciência. Os educadores numa visão emancipadora não só transforma uma informação em conhecimento. Os educadores e professores são imprescindíveis para a formação e educação de uma sociedade”, ressaltou Padre Marinoni.

 

Para o propositor da comenda, vereador Cristóvão Silveira, o momento se faz necessário para lembrar daqueles que muito tem contribuído para o avanço da educação no município. “Temos que homenagear todos os dias os professores e educadores. Digo a cada um de vocês que é uma das maiores felicidades que eu tenho realmente participar desta sessão solene, para ver cada um dos senhores receber essa homenagem representando cada munícipe dessa cidade. Tenho certeza de que cada um dos vereadores que aqui estão indicou os homenageados com profundo respeito a cada um de vocês que tenho certeza passou por muitas dificuldades”, disse Silveira.

 

 

O  presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Siufi  enfatizou a importância de cada profissional que atua na área de educação. Segundo o parlamentar a  educação traz cultura, alicerça a historia, proporciona cidadania e dignidade  para um povo. “A sorte de um povo muitas vezes esta na educação que ele recebe. A educação se mede pela qualidade que nós oferecemos para o povo. É um orgulho para todos nós saber do kilate que temos na educação do nosso município. Vocês são mestres, porque além de ensinar a geografia, matemática , história, enfim, vocês educam nossos filhos, vocês servem de exemplo , de luz no caminho que muitas vezes vai modificar a vida de quem passar pela  vida de vocês. Falo em nome de cada um dos vereadores que compõe o quadro de vereadores desta casa. Digo para vocês, com todo a certeza: nós escolhemos muito bem os nossos homenageados. Esta casa é a casa que defende o povo dessa cidade, povo valoroso, combatível. Vocês são heróis e heroínas da educação”,  observou Siufi.

 

A solenidade de entrega da Medalha Legislativa do Mérito Educativo Campo-Grandense foi realizada em reconhecimento aos profissionais da educação básica e do ensino superior, público e privado, do município de Campo Grande que se destacaram na sua área de atuação, seja na sala de aula, na gestão, no planejamento, na inspeção, na supervisão ou na orientação educacional. A comenda foi instituída no município por meio da Resolução nº 1.098/09, de autoria do vereador Cristóvão Silveira.

 

Confira a lista de homenageados:

ALEX DO PT

Ezerral Bueno de Souza

Jaime Teixeira

AIRTON SARAIVA

Fernando Rogerio Rodrigues

Gisela de Moura Bluma Marques

LIDIO

Marina Cezaria da Silva

Olga Lopes Bazanela

DR. JAMAL

Maria Auxiliadora Marques Mogatti

Marcos Pereira Fernandes

ATHAYDE NERY

Eduardo de Oliveira Elias

Teresinha Planez Diniz

PROFª ROSE

Ivana Brigida Barros Barbosa

Cleonice Mello Barbosa

DR. LOESTER

Melissa Amin

Carmem Verônica Fanaia Miquilino Ferreira

PROF. JOÃO ROCHA

Pe. José Marinoni

Therezinha de Jesus dos Santos Samwais

MARIO CESAR

Aristóbulo dos Anjos Castro Neto

Vânia Leda de Lima Anicésio

GRAZIELLE MACHADO

Marlucy Ferreira Machado

Geni Vilma Silveira Rodrigues

MARCELO BLUMA

Madalena Pereira da Silva

Lucia Salsa Correa

FLAVIO CESAR

Robert Schiaveto de Souza

Ivanei César Breda

HERCULANO BORGES

Regina Maria de Araújo Minari

Neide Acunha da Silva Barros

PAULO PEDRA

Jessier Baez de Menezes

Edthmar Mamedes

PAULO SIUFI

Edite Maria de Souza Souza

Lucilio Souza Nobre

Luiza Helena Gonçalves

CARLÃO

Francinete Alencar Antunes

Maria Katia Miranda da Silva

RIBEIRO

Francisco Evandro Silva de Sant’Anna

Milene Trombine Saliba

THAIS HELENA

Tania Mara Corte Mattos

Célia Trindade de Araújo e Silva

VANDERLEI CABELUDO

Vicente Sarubbi

Valéria de Souza Ortiz

SILVEIRA

Tania Vital da Silva Gomes

Fabio Reis Coronel

Valdomiro Paulo da Silva

Adriana Percilia Leite Recalde Rubio

INDICAÇÃO DA CASA

Maria Cristina Gonçalves de Oliveira Achucarro

Cláudia Adriane de Oliveira Teixeira

Elza Fernandes Ortelhado

Katia Regina Nunes Ribeiro Motti

Henedina Hugo Rodrigues (in memorian)

 

 

Ana Rita Chagas

Assessoria de Imprensa Câmara Municipal