ícone whatsapp

Mulheres são homenageadas em sessão solene na Câmara em comemoração ao Dia da Mulher

08.03.2023 · 8:17 · Solenidades

Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande promoveram Sessão Solene nesta quarta-feira, 8 de março, para outorga da Medalha Legislativa Celina Martins Jallad, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

A solenidade foi proposta pela vereadora Luiza Ribeiro que teve como objetivo homenagear diversas mulheres em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade campo-grandense. A data foi instituída na Casa de Leis por meio das Resoluções nº 1.056/05, 1.069/07 e 1.169/13.

As homenagens foram realizadas no Plenário Oliva Enciso, local que leva o nome da primeira mulher vereadora de Campo Grande, que presidiu a Casa de Leis de 05 a 28 de janeiro de 1958 e em 1959.

A vereadora Luiza Ribeiro, proponente da solenidade, reforçou em sua fala a luta de todas as mulheres. “A câmara homenagear mulheres que trabalham pelo fortalecimento de políticas públicas para as mulheres ou mesmo que trabalham em outros setores mas que fortalecem as mulheres, é muito importante no dia internacional da mulher. Reforça a luta delas, reforça o exemplo que elas podem dar para outras mulheres, para nós e isso é muito importante. A igualdade precisa ser cotidianamente buscada e homenagear essas mulheres é fortalecê-las no sentido de serem protagonistas dessa conquista”, afirmou.

Em nome das homenageadas, Mikaella Lima Lopes, ativista e presidente da associação das travestis e transexuais de MS (ATMS) reforçou a importância da representatividade das mulheres trans. “É muito importante para nós mulheres trans, estar nesta casa representando essa grande parcela da população que é ceifada pelo preconceito, pela misoginia e pelo feminicídio. Essa luta é diária. Temos que lutar para quebrar os paradigmas e mudar essa visão da sociedade sobre as mulheres trans”, relatou.

Mônica Riedel, 1º dama do Estado, foi homenageada pelo vereador Ademir Santana e expôs o sentimento de reconhecimento pela homenagem e por representar tantas mulheres do Estado. “É uma felicidade e uma honra pra mim representar mulheres guerreiras, que batalham muito e que acordam com o intuito de crescer, trabalhar e cuidar da família, sendo um orgulho pra nós. Isso me faz refletir no dia a dia sobre essa responsabilidade e as conquistas que ainda temos que fazer para tornar a vida da mulher mais tranquila e que ela seja mais feliz dentro da sociedade”.

Iacita Rodrigues de Azamor Pionti, presidente do conselho municipal do direito da mulher, comentou a importância do debate na Casa de Leis. “Nosso trabalho é um trabalho de fiscalização, de proposição de políticas públicas, então precisamos muito das comunidades. É muito importante trazer aqui essas mulheres que às vezes estão lá longe, fazendo um trabalho em defesa dos direitos da mulher, porque ela sendo homenageada, fortalece o trabalho delas e tantas outras mulheres que se sentem representadas por elas”, disse.

Reconhecimento – A Medalha leva o nome de Celina Jallad, que foi professora, empresária, deputada estadual e conselheira do Tribunal de Contas do Estado. Na sua carreira, foi secretária estadual de Ação Comunitária e de Bem-Estar Social. De 1995 a 1998 exerceu seu primeiro mandato como deputada estadual, sendo reeleita para mais três mandatos Filha do ex-governador Wilson Barbosa Martins e de Nelly Martins. Em 2010 foi empossada como conselheira do Tribunal de Contas, primeira mulher a ocupar o cargo. Celina faleceu em fevereiro de 2011.

Confira a lista de homenageadas:

Ademir Santana – Mônica Morais Dias Riedel e Sonaira Souza Barbosa Pereira
Ayrton Araújo – Gisele de Oliveira Mendes
Betinho – Patrícia Mara da Silva e Magali Meireles
Beto Avelar – Renata Gomes Bernardes Leal
Carlos Augusto Borges – Katia Silene Sarturi Warde e Vera Cristina Galvão Bachi
Clodoilson Pires – Adriana de Azevedo Silva Mafra e Elida Paredes Martins Finotto
Coronel Villasanti – Jacqueline Barbosa Gonçalves de Amorim e Renata Soares de Oliveira Angelozi
Dr. Jamal – Thamires Panferro de Carvalho e Jessyka Souza Mendes
Dr. Loester – Franciele Candotti Santana e Clemilde Florentina de Oliveira
Dr. Victor Rocha – Soraia Dibo
Edu Miranda – Marcia Regina do Espirito Santo Tavares e Wania Lucia Soares Faria
Gilmar da Cruz – Raissa Monte Alto Freitas e Caroline Saback Moraes
Junior Coringa – Eduarda Faustina Limeira Dias e Françoise Cristina de Almeida
Luiza Ribeiro – Mikaella Lima Lopes e Elisângela Candelária da Silva
Otávio Trad – Merielen Paes Ribeiro da Silva e Patrícia Harue Kawano
Paulo Lands – Maria Sirlei Dias Lands e Marta Jaqueline Fernandes Sivirino Reginaldo
Papy – Marlene Veiga Esposito e Lyzia Louzinha Razuck Pinese
Prof. André Luis – Vania Jackeline Ramos e Diana Perez Roman Tito Martins
Professor Juari – Evelin Mello da Costa e Vicentina dos Santos Vasques Xavier
Professor Riverton – Noemi Duarte Silveira Auto e Magda Aparecida Dias Cardoso
Ronilço Guerreiro – Bruna Mendes Leite e Ligia Sabka
Silvio Pitu – Marcela Prado Caneca e Flavia Buainain Thomazi Franca
Tabosa – Nágila Kelli Prado Sana Utinói e Madalena Pereira da Silva
Valdir Gomes – Maria Ivone Machado Teixeira e Tatiana Raquel da Silva Oliveira
William Maksoud – Elaine Cristina Ishiki Benicasa e Karen Viana de Queiroz
Zé da Farmácia – Albanisa de Almeida Stoinski e Cleide Maria da Silva

Mesa Diretora – Sarah Santos de Jesus (Luiza Ribeiro), Adriane da Silva Soares (Luiza Ribeiro), Alaide Nascimento Jacyntho (Luiza Ribeiro) e Ligia Regina Ferreira Yule (Luiza Ribeiro).

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal