ícone whatsapp

João Rocha homenageia Pe. Marinoni e Theresinha Sanways em Sessão Solene

08.12.2011 · 12:00 · Solenidades

 

Na noite da ultima quarta-feira (07) a Câmara Municipal realizou uma Sessão Solene para entrega da medalha do Mérito Educativo. N ocasião o vereador Prof. João Rocha homenageou o Magnífico Reitor da Universidade Católica Dom Bosco, Padre José Marinoni e também a pedagoga Sra. Theresinha de Jesus dos Santos Samways.
 
Natural de Fenegró, na Província de Como ao norte da Itália, José Marinoni reconheceu a vontade de se tornar missionário antes de completar 18 anos. Chegou ao Brasil e cursou Filosofia e Pedagogia na Chácara São Vicente entre os anos de 1960 e 1963, porém só conclui o curso de pedagogia em Campo Grande, em 1972.  Sua história na educação passa por diversas fases, onde já exerceu o cargo de coordenador de estudos no Colégio Dom Bosco, a partir de 1981 assumiu as funções de diretor geral das Faculdades Unidas Católicas de MT e em 1993 assumiu a reitoria da Universidade Católica Dom Bosco, onde está até hoje em seu quarto mandato. Nos últimos 12 anos já foi membro do Conselho Deliberativo do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras – CRUB, vice-presidente da Associação Brasileira de Escolas Superiores Católicas – ABESC e hoje é presidente da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil. 
 
"Receber uma homenagem como esta é sempre motivo de orgulho e de honra. Isso vem mostrar a importância, não da minha pessoa, mas da Instituição que dirijo hoje, que sempre esteve à serviço da sociedade Campo-grandense e de Mato Grosso do Sul. Sinto-me honrado, envaidecido e, ao mesmo tempo, aumenta a responsabilidade como educador e gestor. É um reconhecimento à história dos próprios salesianos. Há muito tempo, o Colégio Dom Bosco, mais tarde as Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (FUCMT), hoje UCDB, vem prestando este serviço educacional à sociedade", explica o Magnífico Reitor da UCDB.
 
Já a Campo-grandense Theresinha Samways é formada em pedagogia nas habilitações de administração escolar e magistério e foi por três anos membro do Conselho de Educação de Mato Grosso do Sul. Durante toda sua vida profissional sempre participou de diversos Seminários, Simpósios e Conferências em vários Estados do Brasil e foi uma das fundadoras da Escola MACE – Moderna Associação Campo-grandense de Ensino, do Cesup – Centro de Ensino Supeior de campo Grande e também da UNIDERP – Universidade para o Desenvolvimento do Estado  e da Região do Pantanal.
 
A pedagoga afirma estar muito contente com a homenagem. “Me sinto feliz e honrada com a homenagem pelo Mérito Educativo,  isso significa o reconhecimento, por parte do Povo, e do Poder Público, na pessoa do então vereador, e também educador, Prof. João Rocha”.




Vanessa Bergottini
Assessoria de Imprensa vereador Prof. João Rocha