ícone whatsapp

Comunidade Japonesa recebe homenagem na Câmara Municipal

25.06.2012 · 12:00 · Solenidades

Descendentes de imigrantes japoneses foram homenageados na noite desta segunda-feira (25), na Câmara Municipal de Campo Grande para celebrar o Dia da Comunidade Japonesa. A Sessão Solene em comemoração ao Dia da comunidade Japonesa foi instituída por meio da Lei Municipal nº 3.342/1997, de autoria da vereadora Magali Picarelli.

 

Na oportunidade, Edgar Nakazato, que discursou em nome dos homenageados da noite lembrou que a comemoração do Dia da Comunidade Japonesa reconhece os 104 de imigração e valoriza os descendentes que têm lutado para construir a história do município de Campo Grande. “É uma atitude admirável de  respeito aos imigrantes que aqui aportaram. Essa ilustre Casa Legislativa reforça ainda mais os laços com a colônia japonesa de Campo grande, e estreita ainda mais a ponte entre Brasil e Japão. A colônia japonesa de Campo Grande agradece”, disse Edgar Nakazato, em breve pronunciamento.

 

Segundo a proponente da solenidade, Magali Picarelli, é uma honra para os vereadores da Câmara Municipal prestarem uma justa homenagem àqueles que ajudam no desenvolvimento do município. “Abracei essa homenagem feita  todos os anos, tenho amigos nipônicos, conheço de perto muito o trabalho de vocês, por isso é uma satisfação pessoal. Vocês mantêm suas tradições, culturas que nos enriquecem muito. É um trabalho de base muito forte para manter essa tradição cultural. Temos em nosso município diversas marcas da cultura e tradições nipônicas. Esses trabalhadores mantiveram a feira central como patrimônio em Campo Grande”, ressaltou Magali Picarelli.

 

Ao destacar a importância que a imigração japonesa trouxe para a cidade, o presidente da Casa de Leis, vereador Paulo Siufi  reconheceu que os imigrantes japoneses ajudaram a desenhar o perfil campo-grandense concedendo parte de sua cultura aos munícipes. “Vocês nos ensinam por meio da culinária, da cultura, das tradições ricas, e muitas vezes humildes na forma de ser. Vocês realmente nos ensinam a cada dia que podemos construir um mundo melhor, passam por terremotos, inundações, tsunames, bombas, mas não perdem a dignidade, o amor à partia, a singeleza daqueles que constroem o mundo tijolinho por tijolinho. Temos que ter a disciplina, termos a fé. Sabemos o quanto é importante a espiritualidade para aqueles que a buscam, esse amor , essa dignidade que só vocês conseguem nos passar. Que Deus possa abençoar cada homenageado desta noite”, resumiu Siufi.

 

 

 

 

Ana Rita Chagas

Assessoria de Imprensa Câmara Municipal