ícone whatsapp

Colônias árabes são homenageadas durante solenidade na Câmara Municipal

21.09.2011 · 12:00 · Solenidades

Em comemoração ao Dia da Imigração Síria, Libanesa, Turca, Palestina e Armênia, a Câmara Municipal de Campo Grande realizou Sessão Solene para congratular personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da Capital.A apresentação cultural ficou por conta do grupo “Claudia Moura, arte em movimento”, coordenado  pela professora e coreógrafa Claudia Moura. 

 

Ao falar em nome dos homenageados, o desembargador José Rizkallah, fez uma breve retrospectiva do início da imigração dos povos Síria, Libanesa, Turca, Palestina e Armênia ressaltando as condições desfavoráveis que contribuíram para que esses povos viessem para Brasil. “Nós  estamos apenas usufruindo o caminho que eles nos abriram. Esta homenagem é devida aos nossos antepassados que nos precederam com muita dificuldade para chegar aqui”, disse Rizkallah que também lembrou da situação do povo palestino que luta para ter um Estado independente. “Povo querido palestino seja reconduzido ao lugar civilizado para constituir um país organizado, decente, moderno”, colocou.

 

O vereador e presidente da Câmara Municipal, Paulo Siufi aproveitou o momento para enaltecer o empenho, a luta e a coragem dos desbravadores que ajudaram alicerçar a Capital Morena.“Cada um de vocês escreveram a história destas cinco pátrias que estão ledeando a bandeira do Brasil. Vocês são o motivo por estarmos aqui. Dedico esta homenagem também ao meu saudoso e querido pai Nasri Siufi que foi e continuará sendo o herói da minha vida. Foi ele que  me pediu para que fizéssemos esta solenidade, em 2005. Esta solenidade foi um exemplo para outras capitais. O meu avô, Paulo Siufi, que deu a sua contribuição, com certeza sabia que um dia daríamos a resposta, ao senhor Imad, pai da minha esposa, a única dona do meu coração. Ele sempre foi um segundo pai para mim. Um àrabe à flor da pele. A nossa essência é mais forte, temos na nossa razão o sentimento também falando alto. Quero também agradecer ao senhor Mafuci Kadri. Quando cheguei da minha residência acreditou em mim e  me disse você vai ser chefe da pediatria do Sírio Libanês, quero de público agradecer por ter acreditado em mim. É importante dizer que você Jamal é e continua sendo um amigo verdadeiro. Homem que tem”. postura firme. Para finalizar deixo um reflexão:  quem planta flores, planta beleza e perfumes para alguns dias, quem planta árvores, planta sombra e frutos por anos, talvez séculos, mas quem planta idéias verdadeiras planta uma sociedade justa e digna de se viver”, concluiu Siufi.

 

Ao fazer seu pronunciamento em nome dos descendentes palestinos, o vereador Dr. Jamal Salém lembrou da luta dos povos palestinos em conquistar um Estado Independente e pediu união de todos para que o grande sonho dos palestinos se concretize."  Acredito que a justiça está chegando perto, Dilma já defendeu a criação de um Estado palestino. Gostaria de ter orações e apoio de todos vocês", disse Jamal Salém.

 

Na oporunidade, os vereadores Paulo Siufi e Jamal Salém foram agraciados com a entrega de uma indumentárias árabe que foi dada pelo presidente em exercício do Centro Cultural Árabe  de Mato Grosso do Sul, Numan Kalil.  

 

Confira lista dos homenageados:

 

Airton Saraiva – Kalil Alii Ahmad

Airton Saraiva – José Eduardo Chaebo

Athayde Nery – Gracia Fuad Abdulahad Rios

Athayde Nery – Ismail Mohamad Dalleh

Alex – Abdallah Ismail Hassa

Alex – Marcelo Dib Rahim

Carlão – Fábio Rezek Silva

Carlão-  Mauro Lúcio Abdala

Cristóvão Silveira – Sandra Georges Sleimam

Cristóvão Silveira – Shirley Assef Maslúm

Herculano Borges – Bem-Hur Gimenez Salamene

Herculano Borges – Abdala João Gazal

Dr. Jamal Salém – Jamal Abdel Khalek Abed

Dr. Jamal Salém – Radi Ismail Hasan Ismail

Dr. Jamal Salém – Zakiha Muhamad Abdul Hamid Suleiman

Dr. Jamal Salém – Zouhair Gorgis Admou

Dr. Jamal Salém – Gamal Hassan Abdalla Dauaidar

João Rocha – Salua Maksoud Cabral

João Rocha – Frank George de Lima Corpa

Lídio Rocha- Ronaldo Chadid

Dr. Loester – Afife Terezinha Jallad Alves da Silva

Magali Picarelli – Elias Miguel Basmage

Marcelo Bluma – Arthur Chinzarian

Marcelo Bluma – Rachid Waqued Neto

Mario César – Luiza Maria Charbel

Mario César – André Buainain

Paulo Pedra – Eduardo Ferzeli

Dr. Paulo Siufi – Sônia Puxian

Dr. Paulo Siufi- José Rizkallah

Dr. Paulo Siufi – Sérgio Fernando Harfouche

Dr. Paulo Siufi – Miguel Ibrahim Ayache

Dr. Paulo Siufi – Aberto Orondjian

Dr. Paulo siufi – Omar Mohamed Ayoub

Dr. Paulo Siufi e Cristóvão Silveira – João Geraldo Abussafi de Lima

Profª Rose – Carlos Alberto Rezek

Profª Rose – Wisam Ibrahim Mahjoub

Thais Helena – Mariana Abrão de Andrade

Thais Helena – Samir Maquine Hauache

Vanderlei Cabeludo – Sarah Abussafi Figueiró

Vanderlei Cabeludo – Sônia José Mansour

 

Ana Rita Chagas

Assessoria de Imprensa Câmara Municipal