ícone whatsapp

Câmara prepara ato de comemoração para lembrar os 25 anos de atuação do Planurb na Capital

12.04.2012 · 12:00 · Solenidades

Em reunião ocorrida nesta quinta-feira (12), com o ex-senador da República e ex-prefeito da capital, Juvêncio Cesar da Fonseca, o arquiteto Angelo Arruda e o vereador Marcelo Bluma, o presidente da Câmara Municipal de Campo Grande comprometeu-se em proporcionar todos os subsídios necessários para que seja realizada a comemoração dos 25 anos do Instituto Municipal do Planejamento Urbano – Planurb, como forma de reconhecimento àqueles que contribuíram para o desenvolvimento do município.

 

 

Juvêncio César da Fonseca destacou a importância da participação do Legislativo Municipal no memorável acervo histórico do Instituto, visto que, segundo Juvêncio, a Casa de Leis teve participação decisiva no processo de discussão para a criação do Planurb, em 1982, época em que Juvêncio foi vereador em Campo Grande . “Foi a Câmara que fez com que acontecesse o planejamento urbano em Campo Grande, à época houve muita discussão  e uma das primeira coisas a ser feita foi a criação do Planurb. O planejamento urbano institucionalizou e possibilitou o controle social do planejamento urbano, em Campo Grande ”, lembrou Juvêncio.

 

Segundo o vereador Marcelo Bluma, uma solenidade reunindo profissionais da área de engenharia, arquitetura, bem como geólogos e outros colaboradores, assim como ex-parlamentares que apoiaram a sistematização do planejamento urbano no município, fará com que aconteça um marco nas conquistas do desenvolvimento urbano no município desde o início da década de 1980.

 

O arquiteto Ângelo Arruda informou, ainda, que além das homenagens será lançado também o livro “Raízes do Planejamento Urbano e a Criação do Planurb”, idealizado por ele, contendo toda  o histório do Planurb, com a colaboração da Câmara Municipal de Campo Grande.“Campo Grande em 1982 estava explodindo, sem controle. A gente tinha a necessidade de discutir o planejamento urbano. Muita gente querendo vir para Campo Grande. Hoje temos outra cidade, acrescentou Ângelo Arruda, que foi o primeiro presidente do Instituto Municipal do Planejamento Urbano, da cidade.

 

A sessão especial de congratulação dos 25 anos do Instituto Municipal do Planejamento Urbano reunirá ex-parlamentares que atuaram no Legislativo Municipal, ex-funcionários do Planurb e ex-membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano.  De acordo com o vereador Paulo Siufi, o evento será realizado em agosto, mês em que se comemora o aniversário de Campo Grande. “É necessário que se faça um justo reconhecimento às pessoas que fizeram tudo de bom no reordenamento da cidade”, disse Paulo Siufi.

 

 

Ana Rita Chagas

Assessoria de Imprensa Câmara Municipal