ícone whatsapp

Câmara homenageia escolas que promovem ações de combate ao bullying na Capital

19.10.2011 · 12:00 · Solenidades

Com plenário lotado, a Câmara Municipal de Campo Grande realizou nesta quarta-feira (19), Sessão Solene em comemoração à Semana Municipal de Combate ao Bullying, na qual foram homenageadas as escolas que se destacaram na conscientização, prevenção e combate ao bullying no município de Campo Grande. A data foi instituída por meio das Leis nº 4.854/10 e 4.965/11, de autoria dos vereadores Paulo Siufi (PMDB) e Professora Rose (PSDB). A apresentação cultural do evento ficou por conta da Banda Juliano Varela e Michele e Banda.

 

Ao falar em nome das escolas homenageadas, a professora Célia de Jesus Alves ressaltou que toda e qualquer pessoa empenhada na construção de uma cultura pela paz realiza uma ação digna de respeito. “Todo trabalho feito nas escolas foi enriquecido com palestras sobre o bullying, que esse evento tenha um eco extraordinário. Quero agradecer e parabenizar todas as escolas que estão aqui. Finalizo deixando uma frase de Paulo Freie que diz que a educação não transforma o mundo, educação muda pessoas e pessoas transformam o mundo”, disse Célia de Jesus Alves. Já o aluno Tiago de Souza Pereira aproveitou o momento para relatar que o trabalho realizado por seus professores tem diminuído a violência de qualquer natureza dentro da sua escola.  

 

Segundo a vereadora profª Rose disse que a transformação da sociedade começa com a ajuda do educador. “Muitas famílias tem transferido muito além do que seria nosso dever. Hoje meu sentimento é de alegria, de gratidão porque nós vereadores quando temos iniciativa de apresenta uma lei, a nossa vontade  é de vê-la cumprida na integra e vocês realmente estão colaborando para isso. O povo tem de ser beneficiado pelas leis que nascem aqui. Eu hoje tenho o sentimento de dever cumprido. Espero que vocês também se sintam contemplados pelos vereadores  desta Casa”, acrescentou a parlamentar.

 

O vereador e presidente da Casa de Leis, Paulo Siufi (PMDB) enalteceu o compromisso e a responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação e do Conselho Tutelar em fazer com que se efetivem ações contra o bullying no município. “Nós queremos formar cidadãos pessoas com dignidade. A escola tem de se preocupar com a formação do caráter de vocês.  Nós queremos ações, por isso Rose, você  é iluminada, precisamos de pessoas comprometidas, você esteve nas escolas levando seu coração, acredito muito nos vereadores de campo grande. São pessoas comprometidas. Enquanto não humanizarmos a nossa cidade não vamos conseguir o que queremos.  Por isso o prefeito tem uma base que lhe acompanha. Vou finalizar deixando esta reflexão  existem pessoas que plantam flores, e colhem perfume e beleza por alguns dias. Existem pessoas que plantam arvores e colhem, frutos  e sombra  por anos e talvez séculos, mas existem pessoas que plantam idéias verdadeiras e estas colhem uma sociedade justa para a eternidade”, concluiu Siufi.

  

Confira a lista das escolas homenageadas:

E.M.Bernardo Franco Baís

E.M. Domingos Gonçalves Gomes

E.M. Dr. Eduardo Olímpio Machado

E.M. Dr. Tertuliano Meirelles

E.M. Elízio Ramirez Vieira

E.M. Irene Skuzala

E.M. João Nepomuceno

E.M. José do Patrocínio

E.M. José Mauro Messias da Silva “Poeta das Moreninhas”

E.M. Nazira Anache

E.M. Pe. José Valentim

E.M. Prof. Aldo Queiroz

E.M. Profª Brígida Ferraz Fóss

E.M. Profª Eulália Neto Lessa

E.M. Profª Ione Catarina Gianotti Igydio

E.M. Profª Maria Lúcia Passarelli

E.M. Profª Marina Couto Fortes

E.M. Prof. Múcio Teixeira Jr.

E.M. Profª Oneida Ramos

E.M. Prof. Vanderlei Rosa de Oliveira

E.M. Prof. Wilson Taveira Rosalino

E.E. Amando de Oliveira

E.E. Aracy Eudociak

E.E. Arlindo de Andrade Gomes

E.E. Blanche dos Santos Pereira

E.E. Guia Lopes

E.E. José Antônio Pereira

E.M. José Barbosa Rodrigues

E.E. Luisa Vidal Borges Daniel

E.E. Maestro Heitor Villa Lobos

E.E. Manoel Bonifácio Nunes da Cunha

E.E. Padre José Scampini

E.E. Profª Joelina de Almeida Xavier

E.E. Padre Mário Blandino

E.E. Profª Neyder Suelly Costa Vieira

E.E. Profª Thereza Noronha de Carvalho

E.E. Profª Elia França Cardoso

E.E. Profª Ada Teixeira dos Santos Pereira

E.E. Marçal de Souza

E.E. Profª Maria Rita de Cássia Pontes Teixeira

E.E. Profª Delmira Ramos dos Santos

E.E. Prof. Silvio Oliveira dos Santos

E.E. Prof. Otaviano Gonçalves da Silveira Júnior

E.E. Hércules Maymone

E.E. Dr. Arthur de Vasconcelos Dias

E.E.Teotônio Vilela

E.E. 11 de Outubro

E.E. Profª Hilda de Souza Ferreira

E.E. Amélio de Carvalho Baís

Escola Século XX

Sociedade Educacional Juliano F. Varella

 

 

Ana Rita Chagas

Assessoria de Imprensa Câmara Municipal