ícone whatsapp

Ativistas dos direitos humanos são homenageados em sessão solene na Câmara Municipal

14.12.2022 · 8:57 · Solenidades

Clique na imagem para ver a galeria completa

Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande promoveram, nesta quarta-feira (14), sessão solene de outorga da Medalha Legislativa “Nelson Denis” de Direitos Humanos Campo-Grandense. A homenagem foi instituída pela Resolução n. 1.350/21, de autoria do vereador Júnior Coringa, e assinada também pelos vereadores Dr. Sandro, William Maksoud e Edu Miranda. O evento ocorreu no Plenário Oliva Enciso, na sede da Casa de Leis.

O vereador Júnior Coringa, proponente da solenidade, destacou, “não é fácil fazer direitos humanos. Vocês estão sendo os primeiros a receberem essa medalha. Fui o primeiro subsecretário da secretaria de direitos humanos, e lá convidei o Sr. Nelson Denis para trabalhar, ele era coordenador da defesa da pessoa idosa de Campo grande. Um homem humano, íntegro e ativo em ajudar as pessoas nos bairros da Capital. Campo Grande precisa de mais ativistas dos direitos humanos, essa pauta é de todos nós. Parabéns a todos os vereadores que lutam para fazer a diferença nesta Capital batalhando pelos direitos das pessoas”, disse o vereador.

Conforme a resolução, a honraria é dedicada a todos os cidadãos que tenham se destacado em ações e projetos voltados para a pauta humanística, visando à defesa de direitos pela dignidade de todos os seres humanos de forma individual e coletiva nas suas respectivas relações para com o Estado. A data escolhida para a solenidade também advém do Dia Internacional de Direitos Humanos, celebrado desde 10 de dezembro de 1950 pela ONU – Organização das Nações Unidas, em homenagem à oficialização da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

“É uma honra receber essa medalha e mais ainda de ter o nome de um amigo meu, Nelson Denis. É uma honra poder falar em nome dos homenageados. Hoje aqui estão mulheres e homens que fazem a diferença e defendem os diretos humanos. Quero aqui dedicar essa medalha a toda a minha equipe do núcleo de prática jurídica, desenvolvendo os direitos humanos, dia e noite. Dedico a todos vocês e parabenizo todos os vereadores pela honraria. Aproveito para pedir que todos aqui presentes sejam ativistas dos direitos humanos. Defendam os direitos humanos!”, discursou Marcos Ribeiro dos Anjos, em nome dos homenageados.

Elyane Kadur Denis, filha do Sr. Nelson Denis o qual leva o nome na medalha, agradeceu todas as autoridades e se mostrou emocionada com a homenagem ao pai: “Agradeço a Deus, a minha família e ao vereador Coringa, pela homenagem em nome do meu pai. É com muita honra que recebemos essa notícia, que meu pai seria o nome desta medalha. Meu pai era esse cara, amoroso, bondoso, alegre e sobretudo humano. Estou aqui para agradecer e homenagear todos que estão aqui, que de alguma forma se dedicaram e lutaram para levar direitos a todos, assim como meu pai lutava e trabalhava incansavelmente todos os dias, até o ultimo de sua vida”, concluiu.

O Presidente do Centro de Direitos Humanos Marçal de Souza, Dr. João Cyrino, citou:“Nós precisamos lembrar que direitos humanos são transversais e inalienáveis. Todas as pessoas humanas, só pelo fato de serem humanas, têm direitos. Parabéns a todos e a todas aqui presentes, porque fazer direitos humanos é uma batalha diária”, disse.

Reconhecimento: A escolha do Nelson Denis de Direitos Humanos Campo-Grandense como nome da Medalha Legislativa se deu em razão da sua participação ativa em ações e projetos focados à temática. Em 2017 foi um dos principais partícipes da 1ª Subsecretaria Municipal de Direitos Humanos de Campo Grande – MS.
Nelson também representava uma das figuras mais icônicas da 3ª (Terceira) idade, sendo um membro atuante da Coordenadoria de Defesa de Pessoas Idosas de Campo Grande – MS e fundador do Grupo de Idosos do Bairro Serradinho, lutando por condições dignas aos Idosos da Capital.

Confira a lista de homenageados:

Betinho – Ana Lucia Américo Antonio e Sabrina Frazeto da Silva
Beto Avelar – Jacqueline Machado e Rosângela Maria do Nascimento
Camila Jara – Anaísa Maria Gimenes Banhara dos Santos e Ceureci Fátima Santiago Ramos
Carlos Augusto Borges – Carla Rodrigues e Associação Pestalozzi de Campo Grande
Dr. Loester – Carlos Thiago Nogueira Nantes e Marli Aparecida Martins Mattos
Dr. Victor Rocha – Alir Terra Lima e Kátia Antonia Ferreira Neres
Gilmar da Cruz – Marcia da Silva e Nabiha de Oliveira Maksoud
Junior Coringa – TV Morena e Eliandro Simonetti
Papy – Tatiana Paula Barbosa e Maria Auxiliadora Leal Capillé
Paulo Lands – Maria Izabel Rodrigues e Wilson Manoel Dias Lands
Prof. João Rocha – Juliana Leite de Moraes Ocampos e Carlos Alberto de Oliveira Ferreira
Professor Juari – Greciele Naiara Argilar Ferreira
Professor Riverton – José Marcio Nunes da Silva e Mario de Freitas
Ronilço Guerreiro – Lucimeire Soares Rocha Figueiredo e Janio Batista de Macedo
Silvio Pitu – Rita Elaine Monteiro Andrade Bittencourt e Angela Ferreira Gonçalves Costa
Tabosa – Marlon Leal Rodrigues e Kelly Cristina da Costa
Mesa Diretora – Scheila Matteus e Marcos Ribeiro

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal