11.04.2012 · 12:00 · Solenidades
A Câmara Municipal de Campo Grande congratulou nesta quarta-feira (11), durante a sessão solene em comemoração ao Dia do Artista Regional, representantes da classe artística que realizaram serviços relevantes à população, nas áreas de cultura e entretenimento.
Ao fazer seu pronunciamento em nome dos homenageados, a produtora do Grupo Teatral Circo do Mato, Laila Saad Pulchério ressaltou que Mato Grosso do Sul é um estado diversificado, onde agrega diferentes culturas, com costumes e raízes que traduzem, segundo Laila Saad, o respeito e a justiça, nos quais consolidam a arte como um bem público. “Não podemos nos esquecer que contamos com a segunda maior população indígena do país. Isso marca a nossa cultura. Muitos já foram os avanços da classe artística como o Fundo Municipal de Cultura. Priorizar políticas culturais é sim investir em educação”, disse a produtora cultural.
Na oportunidade, o empresário Antonio João Hugo Rodrigues salientou o pouco incentivo que os artistas recebem em Mato Grosso do Sul, especialmente em Campo Grande. “A gente tem esperanças de que as pessoas consigam entender que é pela arte, que a gente consegue criar paz entre as pessoas. O mundo artístico precisa ficar bonito, sobreviver com pouco de dignidade diante dos esforços que eles fazem”, lembrou Antonio João.
O proponente da solenidade, vereador Vanderlei Cabeludo disse que a comemoração pelo Dia do Artista Regional consolida a importância que muitos representes da classe têm apresentado ao despontar no cenário cultural dentro e fora do país.
“A arte tem o poder de arrebatar nossos corações, nossas mentes, nos faz sorrir e chorar, nos aproxima de Deus. Mas a arte também gera emprego fazendo com que muitos pais de família tire o sustento dos seus lares. Vimos nossa arte ganhar definitivamente o Brasil e o mundo. A profissionalização dos nossos artistas fizeram com que mais talentos estourasse em nível nacional e mundial então é mais que uma forma de reconhecimento prestar essa homenagem a todos os artistas. Que a nossa arte seja sempre forte e viva, que todos tenham a condição de mostrar sua arte. Que os artista de rua , das comunidade e bairros não desanimem da luta de vencer com sua arte. Só a arte muda o mundo, só a cultura muda o povo. Viva a nossa cultura!”, exclamou o vereador.
Confira a lista de homenageados:
Airton Saraiva – Helder Kohagura
Airton Saraiva – Duda Marques
Athayde Nery – Marcelo Ricardo Miranda Espíndola
Athayde Nery – Paulo Jorge Simões Corrêa Filho
Alex – Maria Alice
Alex – Renato e Marcelinho
Carlão – Tião Carlos E Paulinho
Carlão – Orquestra de Violeiros Mirins de Campo Grande
Cristovão Silveira – Mazinho e Adriana
Cristovão Silveira – Claudia Nascimento
Flávio César – Banda Eclipse
Flávio César – Banda Naip
Herculano Borges – Pedro e Ângelo
Herculano Borges – Lazara Moreira de Souza Lessonier
Dr. Jamal Salem – Nino e Nara Laydy
Dr. Jamal Salem – Vitor Hugo Samudio
Lidio Lopes – Agostinho Benites
Lidio Lopes – Renata Coelho
Dr. Loester – Banda Down Ritimica – Juliano Varela
Dr. Loester – Grupo Sampri
Marcelo Bluma – Sarau dos Amigos
Marcelo Bluma – Tom Barbosa
Mário César – Bruninho e Davi
Mário César – Samba 10
Paulo Pedra – Paulo Lima
Paulo Pedra – Revelino Figueiredo
Dr. Paulo Siufi – Agemaduomi
Dr. Paulo Siufi – Orquestra Jovem da Fundação Barbosa Rodrigues
Dr. Paulo Siufi – Projeto AIOA
Profª Rose – Pastor Joacir Clair Moreira Junior
Profª Rose – Banda Ômega
Ribeiro – Chico Viola
Thais Helena – Taliby Leal
Thais Helena – Rosana e Rudney
Vanderlei Cabeludo – Samba em Adoração
Vanderlei Cabeludo – Cia das Artes
Vanderlei Cabeludo – Circo do Mato
Ana Rita Chagas
Assessoria de Imprensa Câmara Municipal