ícone whatsapp

Em Sessão Itinerante no CREA-MS, Vereadores aprovam o Plano Diretor de Arborização

20.09.2011 · 12:00 · Sessão Itinerante

Os vereadores de Campo Grande aprovaram durante Sessão Itinerante realizada na noite desta terça-feira (20), na sede do CREA-MS (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso do Sul), o Projeto de Lei Complementar nº 308/11, de autoria do Poder Executivo Municipal, que institui o Plano Diretor de Arborização Urbana do Município de Campo Grande e dá outras providências.

A proposta foi aprovada em regime de urgência, contendo 14 assinaturas, contemplando duas emendas de autoria dos vereadores, sendo uma supressiva, de autoria do vereador Marcelo Bluma e outra aditiva de autoria de todos os vereadores.

O Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU) consiste em sete linhas de ações para a criação e definição de diretrizes que possibilitem a gestão e o gerenciamento da arborização urbana.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), Marcos Antônio Moura Cristaldo, as frentes de atuação através do PDAU serão por meio da preservação da vegetação em córregos e fundos de vale, canteiros centrais, área institucional (escolas e unidades de saúde), além das áreas de passeio públicas (calçadas entre outros). O Plano prevê, ainda, o aprimoramento e intensificação da educação ambiental, preservar a arborização existente, além da produção de mudas no Viveiro Municipal.

“Por meio do Plano Diretor, conseguimos fazer um estudo aprofundado e traçar o diagnóstico da arborização na cidade. Estas ações já são desenvolvidas pela Semadur. O que falta agora é atualizar as leis já existentes sobre o assunto e criar outras que garantam e preservem a vegetação, que é sinônimo de qualidade de vida à população. Sem contar que o paisagismo da cidade torna-se mais atrativo”, ressaltou o titular da Semadur durante explanação feita no Plenário da Casa de Leis, em sessão ordinária realizada no dia 22 de setembro de 2010.

Diagnóstico – Para a formulação do Plano Diretor de Arborização Urbana, a Semadur desenvolveu um estudo para traçar o diagnóstico da situação atual da arborização viária do município. Ao todo, foram analisados 35 conjuntos de amostras localizados em 30 bairros.

O inventário quantitativo contabiliza 153.122 árvores em toda a cidade. Os bairros com maior número de árvores são o Aero Rancho, Moreninhas, Jardim Centro-Oeste, Universitário e Nova Lima.

Nas calçadas das ruas foram identificadas 161 espécies diferentes de árvores, número bem maior do que o apontado no Plano Diretor dos municípios de Cascavel-PR (61), Vitória-ES (73) e Maringá-PR (75). Do total destas espécies, 59% são nativas do Brasil.

O Plano Diretor ainda classificou as condições e características das árvores analisadas em “boa”, “satisfatória”, “complicada” e “ruim” de acordo com o estado da raiz até a copa da árvore. Do total catalogado, 54% ganharam o rótulo de “satisfatória” e 27% receberam “boa”, sendo 14% no estado “ruim” e 15% “complicada”.

(Com informações da Prefeitura Municipal)

Paulline Carrilho

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal