ícone whatsapp

Vereadores se reúnem com fiscais sanitários para debater Plano de Cargos e Carreiras

27.10.2011 · 12:00 · Reunião

 

O Plenário Edroim Reverdito ficou lotado na manhã desta quinta-feira (27) durante reunião dos vereadores com os servidores municipais da Vigilância Sanitária, para debater o Plano de Cargos e Carreiras da categoria e o Estatuto dos Servidores Municipais, que deve ser encaminhado para votação na Casa de Leis nos próximos dias.

 

Na reunião, os fiscais sanitários denunciaram alguns problemas enfrentados pela classe, como a defasagem salarial, a escassez de servidores para atender a demanda crescente de fiscalização, além da necessidade de um Plano de Cargos e Carreiras para a categoria.

 

Os fiscais destacaram que já se antecipando ao Poder Executivo, a categoria elaborou, por meio de um escritório de advocacia, um Plano de Cargos e Carreiras, que recebeu parecer favorável da Procuradoria Jurídica do Município, que aprovou o Plano quanto à sua legalidade e constitucionalidade. Contudo, a Prefeitura elaborou juntamente com o SISEM (Sindicato dos Servidores Municipais de Campo Grande) um Plano Geral de Cargos e Carreiras para os servidores municipais, que não recepciona o texto do Plano elaborado pela classe sanitária. Por isso, os fiscais sanitários marcaram uma reunião com os vereadores, para buscarem uma solução para o impasse.

 

Outro tema abordado na reunião foi o novo Estatuto dos Servidores Municipais, elaborado pela Prefeitura Municipal e que será encaminhado para votação na Casa de Leis nos próximos dias. O prefeito Nelson Trad Filho destacou que irá assinar o Estatuto nesta sexta-feira, na sede do SISEM, para que o Projeto seja então encaminhado para apreciação pelos parlamentares.

 

O presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Siufi firmou o compromisso com os servidores municipais de debater amplamente o tema, a fim de encontrar a melhor solução junto ao Poder Executivo. “Precisamos de uma garantia de que esse Plano é viável. Jamais permitiria jogar esse Plano para a platéia, como um Plano eleitoreiro. Vamos votar com responsabilidade para que o Plano tenha efetividade prática na vida de vocês. Este é o momento de unir forças para conseguir alcançar aquilo que vocês tanto almejam. Tudo tem que ser feito com serenidade. Sem pressa, para que não se arrepender depois”, afirmou Siufi em Plenário.

 

De acordo com o vereador Mario Cesar, que está à frente dos debates junto à categoria, “atualmente a Prefeitura gasta 39,06% do Orçamento com a folha de pessoal. A Lei de Responsabilidade Fiscal determina que 51% é o limite de gasto com o quadro de pessoal. Então podem ainda ser injetados mais de R$ 50 milhões na folha de pagamento, por meio de reajuste salarial e Plano de Cargos e Carreiras para todos os servidores municipais. Não precisa ser tudo em um ano só, pode ser de modo gradativo. O importante é que vocês não deixam de trabalhar, mesmo ganhando muito pouco. Vocês fazem trabalho de heróis”, afirmou Mario Cesar.

 

Siufi afirmou aos servidores que será formada uma Comissão Especial de vereadores para acompanhar de perto a votação do Estatuto e os debates sobre o Plano de Cargos e Carreiras. “Vamos reunir os 21 vereadores para debater esse Estatuto e verificar junto ao prefeito o que pode e o que não pode. Esse é um momento histórico para vocês, que aguardam a mais de 15 anos a votação de um Plano de Cargos e Carreiras. Saibam que podem contar com a ajuda dos vereadores. Essa Casa é de vocês, aqui é a caixa de ressonância de vocês. Podem contar conosco”, destacou Siufi.

 

A reunião contou também com a presença dos vereadores Carlão, Marcelo Bluma, Flávio César, Airton Saraiva, Magali Picarelli e Lídio Lopes.

 

Paulline Carrilho

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal