ícone whatsapp

Debates técnicos mensais ajudam na busca de soluções para melhorar mobilidade na Capital

01.06.2022 · 12:00 · Reunião

Os gargalos da mobilidade urbana estão sendo debatidos tecnicamente todos os meses pelos vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande, representantes de órgãos de trânsito e lideranças comunitárias. Na manhã desta quarta-feira (1), o Fórum de Mobilidade Urbana promoveu novo encontro na Casa de Leis para buscar soluções que possam melhorar o trânsito e, inclusive, favorecer o transporte coletivo em detrimento ao particular. 

O vereador Prof. André Luís, que preside a Comissão Permanente de Mobilidade Urbana, destacou o aprendizado e a os avanços com os debates que vem sendo promovidos. “Campo grande tem vários gargalos na questão de mobilidade urbana e, em cada reunião, evoluímos em algum ponto. Destaco a importância da permanência dessas reuniões uma vez ao mês e a gente convida a população, as associações de moradores, para participarem das discussões”, disse. 

Ele destacou que as discussões possibilitam atender as demandas dos bairros e compreender de que maneira o Legislativo pode atuar com o Executivo para melhorar a qualidade do transporte. “Vamos começar a pontuar os problemas e identificar soluções, a exemplo da questão do corredor de transporte. Hoje, ocorre um abandono do transporte porque ele é demorado, então temos que achar uma solução para isso. Precisamos torná-lo mais dinâmico, para que a gente possa optar pelo transporte coletivo”, destacou o vereador Prof. André Luís. 

Participaram do debate com os vereadores, nesta quarta-feira, o diretor da Agereg (Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados), Odilon de Oliveira, a diretora-adjunta da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Andréia Figueiredo, Robson Luis Strengari, representante Consórcio Guaicurus, além de lideranças de bairros. 

Líder comunitária do Bairro Estrela do Sul, Françoise Almeida, trouxe à reunião reivindicação para retorno da linha de ônibus 216. “Temos 1,5 mil casas no bairro e essa linha está fazendo muita falta. Hoje os moradores estão tendo de esperar de 40 a 45 minutos pelo transporte no ponto”, exemplificou. 

A diretora Andréia Figueiredo salientou a importância das reuniões com a sociedade, pedestres, ciclistas, usuários de veículos individuais, motoristas de aplicativos, entre outros, para o planejamento das ações de trânsito. “Nosso planejamento vem através de demandas que a população trás. Temos muitas mudanças que planejamos para o futuro, temos muitas questões desenhadas em cima de dados e vamos evoluindo. Quanto mais nos reunirmos, discutirmos com a Câmara, com os presidentes de bairros, com diferentes setores, mais as coisas vão fluir porque teremos apoio da população para implantar”, afirmou. 

A próxima reunião promovida pelo Fórum de Mobilidade Urbana deve debater sobre os corredores de ônibus e seus desafios. As discussões são abertas para participação da comunidade.    

Milena Crestani 

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal