ícone whatsapp

Silveira integra Frente Parlamentar que vai fiscalizar merenda

04.10.2011 · 12:00 · Projeto

O vereador Silveira (PSDB) integra a Frente Parlamentar em Defesa da Segurança Alimentar e Nutricional instituída por meio do projeto de resolução 190/11 aprovado na sessão ordinária da Câmara Municipal nesta terça-feira.

 

A Frente, que terá ainda os vereadores Herculano Borges e Dr. Jamal, surge com a missão de monitorar e fiscalizar a logística de distribuição, manipulação e preparo da merenda servida nas escolas públicas de Campo Grande. “Vamos averiguar até que ponto a legislação e as normas de vigilância sanitária, estão sendo cumpridas na rede pública”, exemplifica.

 

Silveira acredita que esta Frente, com o respaldo do Legislativo, dará uma contribuição importante para evitar que volte a se repetir problemas como o ocorrido semana passada na Escola Municipal de Tempo Integral Iracema Maria Vicente, quando dezenas de alunos tiveram uma intoxicação alimentar depois de almoçarem.

 

O vereador é autor da lei 4916/10 que torna obrigatória a contratação de uma nutricionista para cada grupo de 5 mil alunos atendidos com merenda;do projeto, já aprovado, que proíbe a venda de frituras, guloseimas, salgadinhos industrializados nas cantinas escolares e da proposta, em tramitação, que torna obrigatória a coleta e armazenagem diária de amostras (para análises laboratoriais periódicas) da alimentação servida nas escolas e centros de educação infantil.

 

O vereador esclarece que a Frente Parlamentar terá também uma atuação propositiva e de parceria com a prefeitura e o Conselho de Alimentação Escolar. “Com a legitimidade e o peso político da Câmara, vamos cobrar do Executivo, por exemplo, não só a contratação de nutricionistas, mas um estudo para dimensionar se o atual quadro de merendeiras é compatível com o volume de serviço gerado com a preparação diária de 200 mil refeições”, explica Silveira.

 

O parlamentar ainda é favorável a implementação de uma política de valorização destes servidores, não só da questão salarial, mas também com mais investimentos em cursos de capacitação, envolvendo técnicas de manipulação, conserva e preparação dos alimentos. Outra ideia que pretende implementar é o de discutir o cardápio da merenda que é imposto de cima pra baixo pelo Ministério da Educação. “Temos que ouvir dos especialistas a avaliação deles sobre cada um dos itens, se de fato são os mais adequados”, comenta.

 

 

Assessoria de Imprensa do Vereador Silveira