ícone whatsapp

Projeto que autoriza implantar Hospital da Criança na Capital é aprovado na Câmara

27.09.2011 · 12:00 · Projeto

O Projeto de Lei que  autoriza o Poder Executivo a implantar o Hospital da Criança no município de Campo Grande foi aprovado nesta terça-feira (27), pelos vereadores do Legislativo Municipal. A proposta tem autoria dos parlamentares Grazielle Machado (PR) e Paulo Siufi (PMDB) e tem o intuito de garantir proteção à vida e à saúde, consubstanciado na efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência para as crianças da Capital.

 

De acordo com o texto ficará sob a competência do Hospital da Criança prestar assistência integral às crianças nas várias especialidades e subespecialidades que atuam em conjunto com a pediatria, desenvolvendo ações de promoção, prevenção e recuperação no processo saúde-doença; atuar como hospital de referência pediátrica na média e alta complexidade no município de Campo Grande, em parceria com associações e instituições assistenciais existentes;desenvolver atividades de investigação científica e tecnológica no campo das ciências da saúde da criança e contribuir para estudos e pesquisa sobre seus problemas de saúde; servir de campo de ensino, pesquisa e extensão na área de saúde da criança, prover assistência pública especializada à criança nas diversas fases de seu desenvolvimento a partir dos 28 dias de vida até a adolescência, com os princípios do Sistema Único de Saúde – SUS, em apoio diagnóstico e internações, de forma a garantir um atendimento de excelência e de saúde, dentre outras.

 

Segundo estudo realizado por cientistas da Organização Mundial de Saúde – OMS, atender crianças em ambiente mais aprazível, exclusivamente, voltado a elas, com salas de triagem e de espera específicas, além da contratação de enfermeiros e médicos pediátricos qualificados, produz efeitos significativos na redução do número de crianças encaminhadas para internação e do tempo de espera para atendimento, o que consequentemente, traz o aumento da resposta positiva ao tratamento. “A UTI  Neo Natal é universal, para todos, independente de ser filho de rico ou pobre. Não se vê pediatras mais em postos. Um hospital infantil seria a solução para pelo menos 70% dos problemas da saúde pública que enfrentamos hoje”, defendeu Paulo Siufi.

 

De acordo com a proposição, o atendimento de urgência e emergência pediátrica, será inicialmente prestado nos prontos-socorros, pronto atendimento ou policlínicas no âmbito do município de Campo Grande e, havendo necessidade, será encaminhado para o Hospital da Criança do município de Campo Grande."Precisamos formar cidadãos saudáveis, o Hospital da Criança irá talvez ser um chamariz para prestar assistência integral à criança em Campo Grande. Nós sabemos que o pediatra nos postos de saúde não atende só criança”, acrescentou Grazielle Machado.

 

 

Ana Rita Chagas

Assessoria de Imprensa