04.04.2012 · 12:00 · Projeto
O mau uso de aparelhos sonoros dentro do transporte coletivo têm causado desconforto à população que utiliza desse meio de transporte.
Como forma de eliminar esse problema, na capital, em elaboração o Projeto de Lei que institui a campanha permanente de conscientização da população sobre a necessidade de uso de fones de ouvido em caso de utilização de aparelhos sonoros no interior dos veículos de transporte coletivo de passageiros. A proposta tem autoria do presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Siufi.
De acordo com o autor da matéria, vereador Paulo Siufi (PMDB), tramita no Congresso Nacional o Projeto de Lei que visa a proibição de aparelhos dessa natureza que ultrapassem a 90 decibéis.
Siufi acrescenta, ainda, que diversos municípios- dentro da área de sua competência constitucional de regular assunto de interesse local, como São Paulo e Rio de Janeiro, bem como países mais desenvolvidos como o Japão possuem lei similar, sancionada ou em tramitação.
“Nas redes sociais há campanhas exigindo a eliminação do uso de aparelhos sonoros ou musicais sem o devido uso do fone de ouvido. Escutar musica com som alto por meio de tais aparelhos, basta ressaltar o incômodo que o trabalhador é obrigado a passar em diferentes horários do dia, desde o início de uma longa jornada ou mesmo após cansativo dia de trabalho”, salientou Paulo Siufi.
Conforme o parlamentar, a referida proposta busca o direito à saúde e ao meio ambiente sadios e devidamente equilibrados.
Ana Rita Chagas
Assessoria de Imprensa Câmara Municipal