Projeto de Lei de Athayde sobre sistema de aquecimento solar é aprovado
22.09.2011 · 12:00 · Projeto
Em Sessão itinerante realizada pela Câmara Municipal de Campo Grande (MS) no CREA-MS (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso do Sul), na terça (20/09), os vereadores aprovaram em primeira votação o Projeto de Lei n° 6.998/11, de autoria de Athayde Nery (PPS). O Projeto autoriza a instalação de um sistema de aquecimento solar da água em casas populares e prédios públicos.
Com essa possibilidade, o consumidor pode ter como vantagem a redução no custo da energia elétrica. Para Athayde, essa medida pode gerar de 20% a 30% de economia com gastos públicos e 50% de economia com o custo da energia elétrica. “Que possamos com essa medida, estimular todas as camadas populares. Esse não é só um compromisso a favor da economia, é um compromisso a favor do planeta Terra”, afirma.
Uma das principais justificativa do Projeto é possibilitar a geração de energia descentralizada e em pequena escala. O sistema de captação de energia alternativa evita a queima de parte do combustível utilizado em sistemas de aquecedores convencionais e diminui as emissões de gases estufas e outros poluentes.
De acordo com o Projeto de Lei, todo edital de licitação – para obras de construção ou reforma de prédio público e de casas populares – trará expressamente a instalação de sistema de aquecimento solar da água, atendendo as necessidades da compensação ambiental
Assessoria de Comunicação
Vereador Athayde Nery