ícone whatsapp

Prefeito confirma que vai sancionar projeto da Cantina Saudável

04.10.2011 · 12:00 · Projeto

 

 
O prefeito Nelson Trad Filho vai sancionar, provavelmente ainda nesta semana, o projeto 6.855/10 do vereador Silveira, já aprovado pela Câmara, que define normas para a comercialização de alimentos nas cantinas das escolas públicas e particulares de Campo Grande. O compromisso de garantir à população estudantil acesso a uma alimentação saudável nas escolas, com a aplicação da nova lei, foi reafirmado nesta segunda-feira (03) pelo prefeito Nelson Trad Filho que acompanhado  do vereador e dos secretários de Saúde, Leandro Mazina e de Educação, Maria Cecília Amêndola, almoçou com os alunos, professores e funcionários da Escola de Tempo Integral Iracema Maria Vicente, no Bairro Rita Vieira.
 

Nesta escola, na última quarta-feira (28) 180 crianças foram vitimas de intoxicação alimentar. Segundo resultado de análise do LACEN (Laboratório Central), a comida servida aos alunos no almoço estava contaminada com a bactéria estafilococos.

 
O veto à comercialização nas cantinas de produtos como refrigerantes, pirulitos, balas, salgadinhos industrializados, frituras, na opinião do prefeito é uma ferramenta importante para estimular entre os estudantes hábitos alimentares saudáveis.
 
O vereador Silveira afirma que o projeto da Cantina Saudável deve ser complementado por ações como as que estão definidas na sua proposta apresentada na semana passada na Câmara, tornando obrigatória a coleta diária e o armazenamento por 72 horas da alimentação servida aos alunos. O parlamentar tucano acredita que estas normas podem evitar que episódios como o registrado na Escola Iracema Maria Vicente, volte se repetir.
 
Exames
 
Segundo o Lacen, os alimentos podem ter sido contaminados no intervalo entre a pós-preparação e o momento em que os estudantes foram servidos. Ainda de acordo com o laboratório, “entre as possíveis causas apontadas pela contaminação estão a distribuição dos alimentos em temperatura inadequada, conservação e manuseio pós-preparação”.
 
Assessoria de Imprensa do Vereador