02.01.2012 · 12:00 · Projeto
O Projeto de Lei que autoriza o Município a institui a gratuidade no transporte coletivo aos doadores de sangue fidelizados ao Hemosul está em tramitação na Câmara Municipal de Campo Grande. A matéria é assinada pelos vereadores Clemêncio Ribeiro (PMDB), Paulo Siufi (PMDB), Jamal Salém (PR) e dr. Loester (PMDB).
Segundo a proposta, o intuito da iniciativa é estimular a coleta de sangue, de novos doadores para que estes possam contribuir sucessivamente dentro do prazo estipulado e devidamente regulamentado pela secretaria pertinente, visto que o nível de doação de sangue nno município oscila entre o mínimo e o sofrível, causando verdadeira súplica aos postos de coleta.
De acordo com o vereador Ribeiro, tal quadro se agrava mais em finais de semana e datas comemorativas. “Os estoques das bolsas de sangue no Hemosul, sempre ficam abaixo do normal, por isso é preciso que haja um incentivo para que as pessoas se solidarizem e sintam vontade de doar sangue”, disse o vereador.
Para fazer a doação, os voluntários precisam ter idade entre 16 e 68 anos, ter mais de 50 quilos. Também precisa estar bem alimentado, não ter ingerido álcool nas últimas 12 horas e estar portando algum documento de identidade com foto (RG, Carteira de Trabalho ou Carteira de Habilitação). O sangue coletado passará por exames preliminares.
Ana Rita Chagas
Assessoria de Imprensa Câmara Municipal