ícone whatsapp

Câmara adota medida para disponibilizar Central de Atendimento à Mulher

05.01.2012 · 12:00 · Projeto

O site da Câmara Municipal de Campo Grande disponibilizará, em definitivo, um banner da Central de Atendimento à Mulher –  Ligue 180. 

 

A Casa de Leis  providenciará um link de acesso direto ao site da Secretaria de Políticas para as Mulheres, da Presidência da República, no site oficial do Legislativo Municipal. A iniciativa foi instituída por meio da Resolução nº1.140/11, de autoria dos vereadores Alex (PT), Paulo Siufi (PMDB) e Thais Helena (PT).

 

Segundo balanço da Secretaria Nacional de Políticas Públicas para Mulher, a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 registrou 530.542 ligações até outubro de 2011. Ao todo foram contabilizados 58.512 relatos de violência – 35.891 de violência física; 14.015 de violência psicológica; 6.369 de violência moral; 959 de violência patrimonial; 1.014 de violência sexual; 264 de cárcere privado; e 31 de tráfico de mulheres.
 


Um dos dados que mais chama atenção, de acordo com a Secretaria de Políticas para as Mulheres, é o que mostra que as violências moral e psicológica juntas representam 34,9% do total de ligações.  O balanço revela ainda que a maior parte das mulheres que entrou em contato com o Ligue 180 e que é vítima de violência tem entre 20 e 40 anos, ensino fundamental completo ou incompleto e convive com o agressor há pelo menos dez anos. Ao todo, 82% das denúncias são feitas pela própria vítima.

 

Conforme o levantamento, 44% das mulheres que entraram em contato com o serviço declararam não depender financeiramente do agressor e 74% dos crimes são cometidos por homens com quem às vítimas têm vínculos afetivos/sexuais (companheiro, cônjuge ou namorado).

 
 

De acordo com a Secretaria de Políticas para as Mulheres, a Central de Atendimento à Mulher é um serviço de utilidade pública de emergência, gratuito e confidencial, que funciona 24 horas todos os dias da semana inclusive finais de semana e feriados.

 

Ana Rita Chagas

Assessoria de Imprensa Câmara Municipal