ícone whatsapp

Bairro São Francisco ganha centro de Especialidades Odontológicas que irá se chamar Dr. Nasri Siufi

20.10.2011 · 12:00 · Projeto

A Câmara Municipal de Campo Grande aprovou ontem (20), proposta de autoria dos 21 parlamentares, que denomina como “Dr. Nasri Siufi” a Unidade Odontológica do Centro de Especialidades, localizada nas dependências do Centro de Especialidades Médicas (CEM). Este CEM, situado na Travessa Guia Lopes, n° 71, bairro São Francisco, que passou por uma reforma e agora contar com um centro só de odontologia, que ocupa o segundo piso da unidade inteiramente. A inauguração será na terça-feira (25), às 8 horas da manhã.

 

A proposta de denominação da unidade como “Dr. Nasri Siufi”, é dos vereadores Flávio César, Jamal Salem e Loester Nunes e presta justa homenagem ao dentista e professor universitário e um dos fundadores dos cursos de Farmácia e Odontologia da antiga Universidade Estadual de Mato Grosso e pai do vereador Paulo Siufi, falecido em 6 de outubro de 2009, aos 72 anos de idade.

 

Segundo a justificativa dos vereadores, o currículo Nasri Siufi demonstra o trabalho dinâmico, desse que foi um grande profissional à frente de uma das instituições de ensino mais respeitadas e tradicionais da Capital e prestou relevantes serviços a comunidade campo-grandense.

 

Durante a votação nominal os vereadores aproveitaram para externar as qualidades de Nasri que justificam a denominação. João Rocha disse que o reconhecimento do nome de Nasri extrapola a paternidade de Paulo Siufi, pois o reconhecimento pelo profissional dentistas e professor ecoa da sociedade. Jamal Salém destacou que a valorização do homenageado também está calcada na sua história como pai e amigo de todos.

 

Lídio Lopes lembrou que teve poucas oportunidades para falar com Nasri, não presenciou sua profissão, mas pelo que ouve falar das suas lutas e da vontade de realizar as coisas, já se sente satisfeito em poder prestar uma homenagem como esta. “Seu pais foi um exemplo Siufi e deixou a responsabilidade para você continuar aquilo que ele não concluiu”, destacou Lídio.

 

 O vereador Herculano disse que a Casa de Leis fez justiça, pois Nasri ajudou muitas famílias e a saúde campo-grandense. Agora será lembrado em um local que continua a sua história de contribuição à sociedade. Bluma foi na mesma esteira e lembrou um pouco das belas histórias de Nasri e o pais dele tiveram juntos na UFMS.

 

Para concluir o vereador Athayde Nery foi nostálgico e lembrou da figura do herói que muito bem representou Nasri para Paulo Siufi. “Sei que herdou do seu pai todo o amor e o carinho que dedica a todos os seus pacientes. Sou testemunha de muitas confidências que destacam a sua dedicação a todos que passam pela sua vida presidente. Imortalizando esta pessoa que foi o exemplo para a sua vida, petrificamos uma história em uma singela homenagem, mas merecida”, conclui Athayde.

 

O vereador Flávio César destacou a honra em ter apresentado e projeto, pois Nasri honrou toda a sociedade campo-grandense e agora será lembrado pelo homem honrado que foi. “Siufi, sei que seu pai foi seu herói e a exemplo dele, que também possa ser herói para seus filhos e lembrar do seu pai assim como todos nós lembraremos com esta homenagem”.

 

Currículo – O homenageado é natural de Campo Grande/MS, nascido em 05 de dezembro de 1.936, filho de Paulo Siufi e Adélia Salomão Siufi, descentes de Turco e Sírios, foi casado com a Srª Eda Siufi e pai de quatro filhos: Heloisa, Paulo, Denise e Laura. Graduado em Odontologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, com pó-Graduado e Doutorado em Microbiologia na Universidade de São Paulo – USP, professor fundador da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

 

Foi diretor do Centro de Ciências Biológicas da UFMS, Assessor dos Ministros da Educação Marco Maciel, Jorge Bornhausen e Hugo Napoleão, também exerceu a função de chefe de gabinete do ex-Prefeito Antonio Mendes Canale e Secretário Executivo da Fundação Tuiuiú da Universidade Católica Dom Bosco.

 

Na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, além de ser professor, exerceu funções administrativas. Foi diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS, Pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis e Diretor Executivo da Fundação de Apoio ao Ensino à Pesquisa e à Cultura.

 

Pessoa de personalidade marcante era notável seu bom humor na convivência com todos e que deixou saudades entre os que com ele trabalharam e estudaram. No ano de 2.009 o professor deixa quatro filhos, oito netos e a esposa Eda. Assim se justifica a homenagem, pois Nasri dedicou grande parte de sua vida à construção da história da UFMS, na docência e na administração institucional, deixando o exemplo de pai dedicado, cidadão ilibado e profissional que contribuiu para o engrandecimento de Campo Grande e Estado de Mato Grosso o Sul, com suas virtudes, que justificam plenamente a homenagem.