ícone whatsapp

Estudantes do Parlamento Jovem conhecem Câmara Municipal e participam de curso

09.03.2020 · 12:00 · Parlamento Jovem

Os estudantes selecionados no Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Campo Grande participaram, na manhã desta segunda-feira (9), de visita guiada para conhecer todos os setores da Casa de Leis, como primeira etapa das ações do projeto. Pela tarde, eles participaram de curso sobre Processo Legislativo. 

Inicialmente, os estudantes foram recepcionados no Plenário Edroim Reverdito, o Plenarinho, onde o coordenador de projetos da Escola do Legislativo da Câmara Municipal, Marcos Mattioli, repassou informações sobre o projeto, cronograma de atividades e ações que poderão desenvolver durante o mandato simulado como jovens vereadores. 

Os estudantes foram selecionados por meio de um concurso de redação promovido no ano passado, com a participação de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande. A redação teve como tema “Campo Grande e os desafios no Parlamento Municipal”.

O Parlamento Jovem também auxilia para que os jovens aprofundem o conhecimento com o Legislativo e desperte interesse pela política. Muitos estiveram pela primeira vez na Câmara Municipal, como é o caso da estudante Luísa Carvalho Ferreira, 14 anos, da Escola Municipal Prof. Múcio Teixeira Jr. “Escrevi sobre o que a cidade mais precisa, principalmente em relação à saúde e tapa-buraco”. 

Já a aluna Emilly Vitória Zamperlini Rubio, 14 anos, da Escola Municipal Brígida Ferraz Fóss, quer aprofundar seu conhecimento sobre o trabalho dos vereadores, pois na sua redação já apresentou pontos negativos e positivos sobre os legisladores. “Muitas pessoas criticam porque nem todas as ações e projetos são concretizados, mas não depende dos vereadores concretizar, pois nem sempre há recursos da prefeitura”, disse.    

Os jovens vereadores poderão apresentar indicações de melhorias para os bairros e projetos de lei que até podem se tornar projetos que vão tramitar na Câmara em conjunto com o vereador padrinho ou vereadora madrinha, caso atendam às normas legais. Alguns alunos até já tem planos de algumas reivindicações que pretendem apresentar ou debater. 

Gabriel Souza, 14 anos, da Escola Municipal Leovegildo de Melo, localizada na região do Guariroba, área rural da Capital, já tem algumas reivindicações da comunidade. “Temos na escola uma quadra de terra. Quero aproveitar a oportunidade para lutar por uma quadra melhor para nossa escola”, disse. 

Visita 

O vereador Delegado Wellington destacou que o objetivo é ter os jovens pensando políticas públicas, conhecendo os poderes e funções. “Eles podem contribuir apontando o que falta fazer na saúde, no lazer, na saúde, na segurança. É importante trazer esses jovens para conhecer o Legislativo e fazer com que isso repercuta no meio onde vivem”, disse. 

O vereador Dr. Loester considera que o Parlamento Jovem serve como um preparo para a vida política. “É preciso ter lideranças novas, a população tem que comparecer, ver como ocorre o Parlamento. Eles vão poder perceber que tudo que se procura fazer é em benefício da população e queremos que esse vínculo se aproxime. Terão outra visão da Câmara”, disse.

O vereador Valdir Gomes destacou que o Parlamento Jovem deve acrescentar muito na vida dos jovens e de suas famílias. “Vai levar um tom diferenciado sobre o Legislativo às famílias e acrescentar muito para a educação”, ressaltou.  

Além de conhecerem a estrutura da Câmara, os jovens vereadores já tiveram contato com os vereadores nos gabinetes ou na sala de reuniões. O vereador Carlão, primeiro secretário da Casa de Leis, contou um pouco da sua trajetória até tornar-se vereador, com trabalho nos bairros e na luta pelo desfavelamento. “Fui presidente de bairro, conselheiro, diretor, virei vereador em 2008 e estou no terceiro mandato. Já temos que trabalhar para vocês assumirem essa batalha. O povo precisa de representantes, de pessoas com pensamentos novos”, disse. 

O vereador Prof. João Rocha, presidente da Câmara, elencou dois pontos importantes do trabalho legislativo: primeiro, a responsabilidade de servir aqueles que confiaram para que vocês os representassem. “Eu sou uma ferramenta de um grupo, de pessoas que confiaram em mim”, destacou. O segundo, é que vale a vontade da maioria do grupo, o que exige muito diálogo.

Convívio e respeito também foram enfatizados pelo vereador Gilmar da Cruz, 2º secretário da Casa de Leis. “Cada um tem uma área de atuação. Então, é preciso conviver bem com todos e respeitar para fazer algo”, afirmou. O vereador Eduardo Romero, segundo vice-presidente da Casa, falou sobre o trabalho das comissões. “Muitos assuntos são debatidos em grupos e, para isso, temos as comissões, cada uma delas formadas por 5 vereadores”, disse. Atualmente, a Câmara conta com 20 comissões permanentes. 

Já o vereador Veterinário Francisco falou sobre a importância de os estudantes seguirem em frente com seus sonhos. “Os sonhos são possíveis para todos que creem”, ressaltou, contando sobre sua trajetória de dificuldades, formando-se em Medicina Veterinária até chegar a vereador. 

Cronograma 

Nesta segunda-feira, dia 9, no período da tarde, os estudantes participaram de um curso sobre Processo Legislativo, ministrado pelo coordenador de Apoio Legislativo, Márcio Goulart, contemplando conteúdos sobre Regimento Interno e atribuições dos vereadores. 

Para o coordenador de Apoio Legislativo, é fundamental buscar o jovem para participação democrática. “Muito importante estarmos divulgando o trabalho executado na Câmara, principalmente, buscar o engajamento juvenil na participação política do nosso município, para que futuramente eles possam ter um pouco mais de conhecimento para escolher seus candidatos, para ver de perto como funciona o trabalho aqui na Câmara Municipal”, disse Goulart, sobre a importância do curso ministrado nesta segunda para os jovens vereadores.

No dia seguinte, dia 10 de março, os jovens vereadores vão acompanhar a sessão ordinária, juntamente com os vereadores padrinhos e madrinhas. Assim, poderão conhecer todo o rito da sessão, desde a parte da apresentação de indicações, uso da Tribuna na Palavra Livre, debates, votações de requerimentos e de projetos. 

Já na sexta-feira, dia 13 de março, a partir das 9h, ocorre a diplomação, sessão de posse e eleição da Mesa Diretora dos Jovens Vereadores, seguindo a mesma composição da Câmara: presidente, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 3º vice-presidente, 1º secretário, 2º secretário e 3º secretário.

Eles seguem acompanhando as atividades nos gabinetes dos padrinhos e madrinhas, preparando-se para a primeira sessão ordinária, agendada para 17 de abril. 

O Parlamento Jovem foi criado pela Resolução n. 1.303/19, de autoria da Casa de Leis, com objetivo de possibilitar aos alunos de escolas públicas municipais a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara Municipal. A proposta é de autoria dos vereadores Delegado Wellington, Dr. Loester, Dr. Cury, Valdir Gomes, Veterinário Francisco, Ademir Santana, Eduardo Romero, João César Mattogrosso, Enfermeira Cida Amaral, Betinho, Otávio Trad, William Maksoud, André Salineiro, Odilon de Oliveira, Dr. Wilson Sami e Dharleng Campos

Milena Crestani 

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal