ícone whatsapp

Câmara abre inscrições para estudantes participarem do Parlamento Jovem

17.10.2019 · 12:00 · Parlamento Jovem

A Câmara Municipal de Campo Grande lança o programa Parlamento Jovem, que possibilita a estudantes vivenciarem o exercício de atividades legislativas, semelhantes às ações desenvolvidas pelos vereadores. A escolha dos “Jovens Vereadores” será feita por meio de concurso de redação. As inscrições começaram no dia 16 deste mês e podem participar alunos de escolas municipais de Campo Grande regularmente matriculados no 8º ano do Ensino Fundamental, que tenham de 12 a 17 anos. 

Os estudantes podem se inscrever para o concurso de redação até 31 de outubro, diretamente nas escolas da rede municipal onde estudam. O texto deve ter como tema “Campo Grande, e os desafios no Parlamento Municipal”. Inicialmente, é feita a escolha dentro da sala de aula sobre a redação que irá representá-la. Depois, a direção da escola seleciona duas redações finalistas, que serão encaminhadas à Câmara Municipal. 

Na Casa de Leis, uma comissão composta por professores voluntários irá fazer análise dos textos. As redações serão avaliadas por sua pertinência temática e adequação à proposta apresentada, além de coerência, clareza e concisão. Também serão levados em conta critérios como originalidade e criatividade, coesão e aspectos gramaticais. 

Cursos

Os alunos escolhidos para o Parlamento Jovem participarão de cursos, organizados pela Escola do Legislativo, onde poderão aprender sobre técnicas legislativas, o funcionamento e papel do Legislativo Municipal, além de discutir potencialidades, direitos e deveres de cada um. O programa será coordenado pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal e tem a parceria da Secretaria Municipal de Educação. Serão ministrados os cursos “Seja um Jovem Vereador” e “Processo Legislativo nas Escolas”.   

O Parlamento Jovem possibilita que estudantes da rede municipal atuem como representantes da cidade, simulando todo o processo legislativo, elaborando projetos de lei e debatendo temas de importância para Campo Grande. Pelo programa, o Jovem Vereador poderá, no exercício do mandato, elaborar proposições, como projetos de lei, moções e requerimentos, as quais serão analisadas pela Escola do Legislativo e encaminhadas à Mesa Diretora, seguindo o Regimento Interno. Cada vereador ou vereadora ficará responsável como padrinho ou madrinha do jovem estudante, para orientar e sanar dúvidas. 

O Parlamento Jovem foi instituído na Câmara Municipal pela Resolução 1303/19, dos vereadores Delegado Wellington, Dr. Loester, Dr. Cury, Valdir Gomes, Veterinário Francisco, Ademir Santana, Eduardo Romero, João César Mattogrosso, Enfermeira Cida Amaral, Betinho, Otávio Trad, William Maksoud, André Salineiro, Odilon de Oliveira, Dr. Wilson Sami e Dharleng Campos. 

O resultado dos alunos vencedores será divulgado no dia 13 de dezembro de 2019. A posse e a diplomação dos jovens vereadores e suplentes serão em fevereiro de 2020, durante Sessão Solene na Câmara Municipal.  

Serviço – O edital pode ser conferido clicando aqui. As escolas podem fazer a inscrição, por meio da Escola do Legislativo, acessando https://www.camara.ms.gov.br/escola-legislativo, onde também estará disponível o edital contendo todas as regras para participar. Clique aqui para acessar o edital. 

 

Milena Crestani 

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal