ícone whatsapp

Siufi alerta sobre os riscos de acidentes nas paradas de veículos em faixas de pedestres

15.03.2012 · 12:00 · Palavra Livre

Os acidentes ocorridos nas faixas de pedestres têm provocado preocupação de autoridades, no município de Campo Grande. O presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Siufi (PMDB) chamou a atenção para os decorrentes casos de acidentes provocados pela parada de veículos em faixa de pedestre.

 

Siufi mencionou matérias veiculadas em jornais da cidade, nos quais foram expostas ocorrências assustadoras como os seis veículos que se envolveram em um acidente na avenida Gury Marques, próximo à rodoviária de Campo Grande. 

 

Na ocasião, segundo a matéria, o condutor de um dos carros envolvidos parou para dar passagem a um pedestre que atravessava na faixa, provocando engarrafamento dos demais veículos. “Será que estas faixas de pedestres estão dando segurança mesmo, fico preocupado porque esta ação danosa aos pedestres está colocando em risco a vida deles, acho que temos de acalmar isso. A minha preocupação é com a forma como está sendo implementado isso”, constatou Paulo Siufi,

 

Paulo Siufi também lembrou que a ação realizada pela Agetran – Agência Municipal de Transporte e Trânsito – foi implantada por meio da proposta do vereador Mario César que institui o "Gesto Pela Vida". A medida visa educar os motoristas para que parem seus veículos diante de faixas de pedestres. Mas segundo o presidente da Casa de Leis, a iniciativa está sendo mau conduzida, por apresentar acidentes e colocar em risco a vida dos pedestres da capital. ‘ Está na hora de encontramos uma solução para este problema”, pontuou Paulo Siufi ao sugerir uma reunião com o diretor da Agetran Rudel Trindade Junior.

 

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, em seu parágrafo único, nos locais em que houver sinalização semafórica de controle de passagem será dada preferência aos pedestres que não tenham concluído a travessia, mesmo em caso de mudança do semáfaro liberando a passagem dos veículos.

 

 

Ana Rita Chagas

Assessoria de Imprensa Câmara Municipal