ícone whatsapp

Representante dos odontologistas fala sobre acesso da população ao tratamento na Rede Municipal

07.07.2022 · 12:00 · Palavra Livre

O presidente do Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul, David Chadid Warpechowski, utilizou a Tribuna, na sessão desta qunta-feira (07), para falar sobre o acesso da população ao tratamento odontológico na Rede Municipal de Saúde e logística do sistema de esterilização de materiais. O convite foi feito pelo vereador Dr. Victor Rocha.

“Com dor de dente, você não come. Com dentes quebrados, você não sorri. O poder público tem a obrigação de dar a saúde bucal para a população. Com a covid-19, a saliva foi o principal meio de transmissão do vírus, e aconteceu o fechamento dos tratamentos eletivos da odontologia em Campo Grande. Só se fazia em caso de urgência”, disse.

Segundo ele, na Capital, mais de 150 mil vagas de tratamento odontológico especializado foram perdidas durante a pandemia, apenas no período noturno e aos finais de semana, quando o trabalhador tem tempo para cuidar da saúde bucal. 

“O trabalhador não tem acesso a saúde bucal, não tem como ir no horário normal. Temos uma demanda enorme que já gerou 150 mil vagas perdidas. Isso dá mais de 12 mil horas/mês de atendimento clínico perdido, não oferecido à população”, continuou.

Por fim, ele cobrou a volta dos atendimentos noturnos e aos finais de semana na rede pública de saúde do município. “Precisa abrir aos finais de semana para a classe trabalhadora, como era antes da pandemia. A odontologia está pedindo socorro e a população precisa voltar a comer e sorrir decentemente”, finalizou.

Jeozadaque Garcia
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal