ícone whatsapp

Projeto que veda consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas preservará vidas, segundo Siufi

10.11.2011 · 12:00 · Palavra Livre

O presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, vereador Paulo Siufi (PMDB), ocupou a tribuna durante a sessão ordinária desta quinta-feira (10), para explicar a importância da aprovação do Projeto Lei Complementar Substitutivo ao Projeto de Lei Complementar nº 215/09, em tramitação na Casa de Leis, que dispõe sobre a proibição do consumo de bebidas alcoólicas na forma que especifica e dá outras providências. A proposta é de autoria de Paulo Siufi e  do parlamentar Lidio Lopes (PP).

 

 

O parlamentar esmiuçou o objetivo da matéria que gerou polêmica na Casa entre os parlamentares, representantes de classe, bem como proprietários de postos de combustíveis e conveniências, que estiveram presentes na sessão. Siufi ressaltou que a iniciativa visa estabelecer a ordem social, evitar casos de badernas como os ocorridos e já noticiados por veículos de comunicação envolvendo jovens campo-grandenses em verdadeiras orgias em vias públicas e acidentes com vítimas fatais.

 

“Durante sete longos anos enquanto vereador estive debatendo por diversas vezes com segmentos da sociedade, realizando reunião com a população por meio de audiências publicas e desde que elaboramos o primeiro projeto de lei que visava a proibição da venda e o consumo nos postos de combustíveis e conveniências  foi amadurecendo. Sempre alertando que a bebida alcoólica não combinava com direção. Fizemos a campanha da paz no trânsito. Não podemos admitir que vidas sejam ceifadas, que a nossa cidade continue sendo palco de tragédias familiares de ações bárbaras de alguns que envolvidos pela bebida alcoólica não sabem o que estão fazendo. Estamos trazendo um divisor de água para Campo Grande”, enfatizou Paulo Siufi.

 

 

Segundo o parlamentar, o a intenção é estabelecer um processo de orientação cautelosa e ouvir  seguimentos para que ninguém seja desrespeitado. O projeto está a sete anos nesta Casa e foi sofrendo modificações. “O que há de novo na proposta é que agora  fica vedado o consumo de bebidas alcoólicas por aglomerados de pessoas em vias públicas.  A lei é justamente para imprimirmos ordem àquilo que está, hoje, desordenado.“Tive apoio de todos os pares a democracia não preconiza obstáculos de quem quer trabalhar em prol do povo. Abri mão de algumas de consciência tranqüila  e aqueles vereadores que quiserem votar contra a democracia diz isso olhem nos olhos da população e votem com o coração. Não haja aglomeração causando.

 

 

Ao fazer uso do aparte, o vereador Herculano Borges saiu em defesa da proposta  para que os pares da Casa votassem sem objeção. “Não estamos querendo proibir ninguém.Campo Grande ganha muito com isso”, disse o parlamentar.

 

 

“É importante que se diga que este projeto não vem para perseguir comerciante, onde o congresso aprovou tolerância zero para o álcool. O projeto vem proibir o consumo de bebidas nas vias públicas”,  acrescentou Lídio Lopes.

 

 

Já os vereadores Loester, Carlão, Airton Saraiva e Ribeiro se posicionaram contra a proposta. A policia hoje não tem competência de fiscalizar mais esse encargo. Se apresentar  o projeto vou votar contra”, disse Carlão.

 

 

 

Ana Rita Chagas

Assessoria de Imprensa Câmara Municipal