ícone whatsapp

problema da violência retrata uma política que não é voltada para o ser humano”

28.02.2012 · 12:00 · Palavra Livre

Na sessão desta terça-feira (28.02) da Câmara Municipal de Campo Grande, o vereador Marcelo Bluma (PV) fez uso da tribuna para falar sobre o problema da violência urbana. O parlamentar enfatizou a realidade da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, que cercou o campus para oferecer mais segurança a quem frequenta o local.

 

Bluma lembrou que na época em que estudou na Universidade, nos anos 80, uma das coisas com que os acadêmicos se orgulhavam era da liberdade com que eram tratados no campus. “Um dia nós levamos para a Universidade um filme que havia tido sua exibição proibida, porque entendíamos que a Universidade era um espaço livre para fazer a exibição daquele filme. Nós consolidamos o sentimento da liberdade no campus”, relembrou.

 

O vereador também lamentou o fato de as cidades se desenvolverem de forma descontrolada, aprisionando a população dentro dos seus espaços. “Isso nos faz lembrar as muralhas das cidades da Idade Média. Hoje nós fazemos condomínios fechados para viver dentro das cidades e nos defendermos. Agora até a Universidade Federal está fazendo isso, porque a violência chegou lá dentro”.

 

Para Bluma, o problema da violência é o retrato de uma política que não está sendo voltada para o ser humano. “Se não mudarmos o eixo, essa situação vai continuar se agravando. Nós que somos agentes políticos precisamos debater e apontar caminhos para que a gente possa ter uma sociedade com qualidade de vida, de forma que as pessoas possam viver com segurança no espaço urbano”, refletiu.

 

Juliana Belarmino

Assessoria de Imprensa Vereador Marcelo Bluma