ícone whatsapp

Presidente de Conselho destaca importância dos profissionais de química e 150 anos da tabela periódica

18.06.2019 · 12:00 · Palavra Livre

A importância da profissão do químico, do começo ao fim da cadeia produtiva, foi esclarecida na Tribuna, durante a sessão ordinária desta terça-feira (18), pelo presidente do Conselho Regional de Química da 20ª Região, Luiz Miguel Skrobot Júnior. Hoje, celebra-se o Dia Municipal do Químico e os 150 anos da tabela periódica. O convite para abordar o tema foi feito pelo vereador Prof. João Rocha, presidente da Casa de Leis. 

“A química está em todo processo produtivo, na água que bebemos, no tratamento de resíduos, na pasta de dente, na química do petróleo. Está presente do começo ao fim da cadeia produtiva”, resumiu Luiz Miguel. Ele acrescentou que o Conselho de Química participa da Frente Parlamentar de Química, discutindo competitividade da cadeia produtiva, do setor petroquímico e outras matérias interessante para o Brasil e suas vocações naturais, em relação a gás, minerais, terras raras, estimulando ramos para geração de emprego e renda. 

O Dia do Químico é celebrado no dia 18 de junho, pois foi nessa data que o antigo presidente, Juscelino Kubitschek, assinou a Lei n° 2.800/1956, que criou os Conselhos Federais e Regionais de Química e regulamentava a profissão. Na Tribuna, Luiz Miguel destacou que o papel do conselho visa ao interesse público, agindo no papel fiscalizador e não algo semelhante a sindicatos, somente para defender o interesse dos químicos. 

“Temos como dever legal constituído zelar pelo interesse público, pela ética de exercício químico em conformidade com a lei, é nosso dever a promoção da química”, disse. Luiz Miguel Skrobot Júnior relembrou ainda que, em 2019, celebra-se 150 anos da tabela periódica. A primeira foi escrita por Dimitri Mendeleev, um químico russo que, em 1869, escreveu os elementos conhecidos em cartões e os organizou em colunas e linhas de acordo com suas propriedades químicas e físicas. 

O Conselho está distribuindo tabelas periódicas em escolas, universidades e laboratórios em comemoração às datas, todas com Código QR, possibilitando obter informações sobre os elementos pela leitura pelo celular. O presidente da entidade agradeceu o convite para falar na Câmara do papel dos químicos na sociedade. 

 

Milena Crestani 

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal