ícone whatsapp

Presidente da ACP reforça pautas da 24ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública

27.04.2023 · 11:06 · Palavra Livre

Clique na imagem para ver a galeria completa

O presidente do Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública (ACP), Gilvano Kunzler Bronzoni, utilizou a Tribuna, na sessão desta quinta-feira (27), para reforçar as pautas da 24ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública. O evento é realizado em todo o Brasil pela CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) e tem como tema “Soberania se faz com educação pública e participação social”.

“Temos hoje, na Câmara de Vereadores, um apoio para fazer a defesa da valorização da educação. A Comissão Permanente de Educação tem colaborado muito, inclusive nas negociações com o município. A educação é o maior serviço público para a nossa população. Só em Campo Grande, a rede municipal atende 110 mil crianças por dia. É onde o filho do trabalhador empenha o sonho de construir um futuro melhor e de sucesso”, afirmou.

A campanha tem como foco reforçar o cumprimento dos seguintes pontos de pauta: lei do piso, carreira, segurança nas escolas, concurso público, gestão democrática e revogação do novo Ensino Médio. O convite para falar do tema foi feito pela Mesa Diretora.

“Estamos há três anos parados com a lei que garante a valorização dos nossos servidores públicos. Temos que começar a cumprir a lei do piso. Isso adoece o servidor, empobrece o cotidiano do trabalho”, exemplificou.

A Semana é realizada entre os dias 24 e 28 de abril. Estão sendo transmitidas lives a partir da página da CCNTE com o objetivo de discutir, principalmente, a importância de revogar o Novo Ensino Médio e estabelecer espaços democráticos para construção de um novo modelo.

Durante a semana, debates entre trabalhadores da educação discutirão, entre outros temas, as contradições do projeto educacional em vigor, a recomposição do FNE e os novos desafios, financiamento e valorização do piso e da carreira da educação, revogação do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM), o novo PNE, o SNE e a soberania do povo brasileiro.

Jeozadaque Garcia
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal