ícone whatsapp

Na Tribuna, gestor de segurança defende protocolos para casos de ataques com armas

02.05.2023 · 10:03 · Palavra Livre

Clique na imagem para ver a galeria completa

O gestor de segurança Murilo Seixas, que atua como instrutor de resposta civil a eventos com atiradores ativos, falou na Tribuna, na sessão desta terça-feira (02), sobre a importância de medidas preventivas para evitar tragédias em ataques com armas. O convite foi feito pelo vereador Otávio Trad.

“A questão não é quando, mas onde será o próximo ataque. Há sempre a possibilidade de ataque, e ela guia o estudo sobre o assunto. É importante a sociedade estar preparada. Os agressores podem aparecer em todos os âmbitos da sociedade”, alertou.

Supostas ameaças de novos atentados fizeram parte do cotidiano de escolas em todo o Brasil, no mês passado, causando insegurança nas famílias. Assustados, alunos faltaram às aulas, enquanto as instituições também ficaram acuadas e sem um protocolo padrão para reagir a esses casos.

“No momento de crise, não conseguimos racionar da maneira correta. É importante ter a técnica para no momento executar e reduzir o número de vítimas. Podemos evitar que um ataque se torne uma tragédia. Ninguém espera, mas precisamos estar preparados”, continuou.

Nos Estados Unidos, metade dos ataques acontecem em ambientes comerciais. Outros 20% ocorrem em espaços públicos e outros 15% são registrados em escolas e universidades, segundo dados do FBI, a agência federal de investigação norte-americana.

No Brasil, por outro lado, os dados são imprecisos. “O assunto ainda é tratado de maneira individualizada, e fica mais difícil ter uma informação precisa. Mesmo assim, a prevenção e os protocolos são muito importantes”, completou.

Jeozadaque Garcia
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal