ícone whatsapp

Diretora da Iagro apresenta aos vereadores os avanços na defesa sanitária em MS

04.06.2013 · 12:00 · Palavra Livre

A diretora-presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal – Iagro, Maria Cristina Galvão Rosa Carrijo fez uso da Tribuna na sessão ordinária desta terça-feira (4) para apresentar aos vereadores dados acerca das principais conquistas sanitárias do Mato Grosso do Sul.

 

A convite da vereadora Carla Stephanini, a diretora da Iagro fez uma apresentação de slides contendo números e estatísticas da atividade do órgão na questão da defesa sanitária no Estado. “A defesa sanitária é muito importante em Mato Grosso do Sul, já que somos um Estado eminentemente agropecuário. Temos muita carne em oferta e com preço bom, mas temos barreiras sanitárias e por isso a Iagro precisa trabalhar tanto para garantir a comercialização e a exportação desses produtos”, afirmou.

 

Segundo Maria Cristina, a Iagro possui 79 unidades veterinárias em Mato Grosso do Sul, 11 postos de fiscalização permanente e outros 11 postos de fiscalização temporária. “Atualmente o Estado possui 20.455.327 cabeças de gado, sendo que em 2012 foram comercializadas 12.435.837 cabeças e outras 4.438.655 foram destinadas para o abate. Totalizando 11.320 toneladas de carne in natura abatida. A Iagro possui ainda 57.275 propriedades rurais cadastradas”, explanou.

 

A diretora da Agência revelou ainda que Mato Grosso do Sul registrou em 2012 o total de 85 indústrias, sendo 17 frigoríficos, 40 destinadas a leite e derivados, 7 que lidam com mel, 10 indústrias de ovos e 11 indústrias entre frigoríficos de produtos cárneos.

 

“O objetivo principal da Iagro é a fiscalização do trânsito de animais, seja em leilões, rodeiros, exposições, clube de laço, que precisam ser avalizados pela Iagro para acontecer, de forma a combater o comércio clandestino. Fazemos isso também por meio da educação sanitária, com a realização de palestras, seminários e oficinas pedagógicas. Em 2012 atingimos um público de 5.845 pessoas, realizando um evento a cada 3 dias”, disse a diretora.

 

De acordo com Maria Cristina, outra função principal da Iagro é acompanhar a vacinação contra a febre aftosa, assim como o controle de outros tipos de pragas e doenças, com ações focadas principalmente em assentamentos, rebanhos de fronteira, periferia das cidades, aldeias indígenas e assentamentos rurais. “O que muita gente não sabe é que todo arroz, feijão, milho de pipoca farinha de mandioca e demais grãos e farelos comercializados nos mercados passam pelo crivo da Iagro”, revelou.

 

Paulline Carrilho
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal